sábado, 30 de outubro de 2010

Instabilidade postural e quedas no idoso.

Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.

2º período / Disciplina: Epidemiologia



O processo de reestruturação socioeconômico mundial em curso nas ultimas décadas tem apresentado fator determinante para a constituição do novo perfil demográfico, caracterizado pelo aumento na expectativa de vida e prevalência de doenças crônicas degenerativas. A Organização Mundial de Saúde – OMS definiu como idoso um limite de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos de países desenvolvidos e 60 anos ou mais de idade para indivíduos de países subdesenvolvidos. Em 2025, O Brasil será o sexto pais no mundo com o maior número de pessoas idosas, podendo chegar a mais de 16 milhões de indivíduos com mais de 60 anos de idade. (WWW.ibge.gov.br).

O envelhecimento pode ser conceituado como um processo dinâmico e progressivo onde há modificações tanto morfológicas como funcionais, bioquímicas, psicológicas e sociais que determinam progressiva perda da capacidade de adaptação do individuo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos. (CARVALHO; ALENCAR, 2000).

Neste contexto a abordagem da pessoa idosa, tem sido cada vez mais direcionada para a aquisição da qualidade de vida e da inclusão efetiva destes indivíduos na sociedade. Desta forma observamos nos últimos dez anos o delineamento de um novo paradigma para a atuação dos profissionais de saúde com a implementação do sistema de Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde

(CIF). Apresentando assim um enfoque positivo descrevendo a incapacidade e funcionalidade do individuo nos domínios de função corporal, atividade e participação social, analisando o contexto ambiental e pessoal como facilitadores ou barreiras (SAMPAIO et aL, 2005).

Apesar de a velhice ser uma nova etapa com objetivos conquistados, a saúde do idoso é muito afetada. Um dos eventos mais comuns nessa faixa etária é a ocorrência de quedas, que pode ser definida como "um evento não intencional que tem como resultado a mudança de posição do indivíduo para um nível mais baixo, em relação a sua posição inicial”. (FABRICIO, 2004).

A alta incidência e prevalência de quedas no idoso constituem um dos principais problemas clínicos e de saúde publica. Cerca de 30% de idosos brasileiros caem ao menos uma vez ao ano, dentre os fatores desencadeantes das quedas podem citar os fatores intrínsecos, onde temos as alterações sensórias motoras relacionadas com o processo de envelhecimento, como as alterações visuais, parestesias, paresias, diminuição de flexibilidade, mobilidade, alterações posturais, declínio cognitivo. Já os fatores extrínsecos estão associados aos fatores ambientais (buracos, escadas, terrenos irregulares, tapetes, má iluminação, objetos no chão) propiciando deslocamento do centro de gravidade. As alterações fisiopatológicas também estão intimamente ligadas à ocorrência de quedas. (MEIRA ET AL

, 2005).

As quedas em pessoas idosas além das fraturas e risco de morte, levam a consequências como o medo de cair, restrição das atividades de vida diária, declínio na saúde, aumento nas institucionalizações, perda da autonomia e qualidade de vida. (PERRACINI; RAMOS, 2002). Alguns estudos demonstram que a maioria das quedas ocorrem em idosos do sexo feminino (66%), as principais causas estão relacionadas ao ambiente físico (54%), sendo as fraturas as mais frequentes (64%).

A fisioterapia é de fundamental importância na abordagem do tratamento do idoso, principalmente em um contexto interdisciplinar. Programas de exercícios físicos que aumentam significativamente a força muscular, mantendo a composição e o peso corporal e melhorando o equilíbrio, podem diminuir quedas entre os idosos, tornando-se uma forma efetiva de prevenção. Além disso, o exercício físico proporciona aumento do contato social, diminuem os riscos de doenças crônicas, melhora a saúde física e mental e o desempenho funcional, assegurando independência e autonomia por mais tempo. (BENEDETII et al,2008).

A abordagem fisioterápica no paciente idoso vem evoluindo para o delineamento de uma nova perspectiva priorizando uma abordagem interdisciplinar, visto que a queda traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, reforçando assim a necessidade da prevenção da queda, garantindo ao idoso melhor qualidade de vida, autonomia e independência.


Fonte: Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.11 n.2 Rio de Janeiro 2008.

Rev. Saúde Pública vol.38 no.1 São Paulo Feb. 2004.

Um comentário:

  1. É fato que o número de idosos deve aumentar muito nos proximos anos, pelo que entendi por questões sociais e socioeconomicas os idosos vem mudando seus hábitos e seu jeito de pensar, hoje em dia os idosos tendem a prevenir mais a instabilidade e as quedas por meios que trabalhem com seu condicionamento físico e beneficiem seu convivio social, ser idoso esta fora de moda, logo mesmo que as pessoas não rejuveneçam de verdade, com os habitos adquiridos estarão melhorando a qualidade de vida e prevenindo várias doenças, no caso do texto principalmente as quedas que são causadas em uma parte pela incapacidade de equilibrio e sutentação, mesmo que fatores externos causem muitas vezes estes acidentes.

    ResponderExcluir