sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Envelhecimento, câncer e as metástases cerebrais

Nome: Amanda Alves Cardoso, Ana Luisa Ribeiro, Carla Cristina M. Barros, Cintia Emilia de Marcos, Clélia Rodrigues Ferreira, Elisabeth Mary Rodrigues, Jéssica Junia Aparecida, Kamila de Cássia G. Perdigão, Mariana de Resende Vilela, Samara Ferreira Cardoso

FISIOTERAPIA PUC MINAS - 2º PERÍODO - POSTAGEM DE NEUROANATOMIA


Provavelmente, a mais importante das preocupações no terreno da saúde pública, no início do século XXI, seja o crescimento da população idosa. As alterações que vão ocorrendo com o envelhecimento, embora variem de um indivíduo a outro, são encontradas em todos os idosos e são próprias desse processo fisiológico normal.
A interação de modificações próprias do envelhecimento e aquelas decorrentes de processos patológicos é responsável pela apresentação clínica de várias enfermidades, que se tornam mais graves nos idosos do que nos adultos jovens.
Muitas razões levam pessoas idosas a procurar os serviços de saúde. Na maioria das vezes, isto é devido à doenças crônicas e em decorrência dos cânceres. O câncer de próstata vem sendo a forma mais comum de câncer em homens e a segunda maior causa de morte por câncer. Estima-se que mais de 300.000 novos casos sejam detectados anualmente, dos quais cerca de 41.000 são fatais. Entre os cânceres mais comuns em idosos estão o câncer de mama, tumores de pele, cólon e pulmão.
Todos os cânceres são passiveis de causar metástases cerebrais, ou seja, o câncer pode ser disseminado do tumor original (primário) para o cérebro. As células cancerosas conseguem se desprender do tumor primário. A maioria das metástases cerebrais ocorre por disseminação hematogênica (através do sangue), principalmente pela circulação arterial e, em alguns casos, pode ocorrer pelo sistema venoso por meio do plexo venoso vertebral.
Os tumores primários que freqüentemente evoluem com metástases para o sistema nervoso central (SNC) em adultos são os carcinomas broncogênicos, o câncer de mama, o carcinoma renal, o melanoma e as neoplasias malignas do trato gastrointestinal.
Outros tumores como os carcinomas de próstata, ovário e testículo raramente apresentam metástases cerebrais. Os tumores cerebrais metastáticos têm evolução rápida, geralmente subaguda, em dias ou poucas semanas. Geralmente essa evolução clínica mais rápida deve-se, entre outros fatores, ao intenso edema perilesional. Pacientes com metástases cerebrais podem ser assintomáticos ou ter sintomas não focais, como dor-de-cabeça, náusea, vômito, tontura, ou então sintomas focais de hemiparesias, déficit de nervos cranianos ou perda de campo visual.
O diagnóstico é dado através da análise de exames de neuroimagem como, por exemplo, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética contrastadas. As metástases aparecem como lesões arredondadas, com realce difuso ou anelar, tipicamente circundadas por intenso edema perilesional, o qual não guarda proporção com o tamanho da lesão. Em 1960 foi constituído, com corticosteróides o primeiro tratamento para os pacientes com metástases cerebrais. A melhora clínica é usualmente evidente dentro de 24 a 48 horas após o início da corticoterapia, também com as opções de quimioterapia, radioterapia, cirurgia convencional e radiocirurgia. O prognóstico desses pacientes permanece reservado, com sobrevida global em torno de 12 meses.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Santos, A. J.; Franco, C. M. R..; Borges, L. R. R.; Malheiros, S. M. F.; Gabbai, A. A., Metástases cerebrais. Rer. Neurociências 9 (I):20-26, 2001


ADELMAN, M. ALAN; DALY, Mel P. Geriatria. Rio de Janeiro. Editor Revinter,2004.


AMADO, Tânia Campos Fell, ARRUDA, Ilma Kruze Grande de. Hipertensão arterial no idoso e fatores de risco associados, 2007. Disponível em: http://www.asman.org.br/arquivos/asman_artigos60.pdf Acessado em: 28/09/2008.


BRASILEIRO FILHO, Geraldo. BAGLIOLO: Patologia. 6 ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan . 2000.


CARVALHO FILHO, Eurico Thomaz de; PAPALÉO NETTO, Matheus. Geriatria: Fundamentos, Clínica e Terapêutica. 2ª edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2006.


COTRAN, Ramzi S; KUMAR, Vinay; COLLINS, Tucker. Patologia Estrutural e Funcional (Robbins, Trad.) 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2000.


FREITAS, Elizabete Viana; et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ª edição. Rio de Janeiro. Editora Guanabara koogan, 2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário