sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Autoconfiança e sua Contribuição na Prevenção de Quedas dos Idosos

Nome: Ana Petrina; Ana Carolina Eloi; Ayra Badaró; Cristiane Grossi; Lorena Martins; Olívia Curty; Tatiana Oselieri

Fisioterapia PUC Minas - 2º Período: Cultura Religiosa

As quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e as mortes devido a quedas ocorrem principalmente nos idosos. Suas conseqüências são muito mais desfavoráveis porque causam um trauma psicológico. As fraturas, suas seqüelas e o medo de cair podem levar a uma série de complicações físicas e como consequência uma depedência maior. O medo de cair é considerado um fator de quedas, pois com ele traz a perda da confiança no equilíbrio.

Devolver ao idoso a autoconfiança e reduzir o seu medo, é tão importante quanto melhorar sua função física. Para isso é necessário programas de intervenção com estratégias específicas. O profissional deve buscar transformar o idoso em um idoso ativo, capaz de práticar suas atividades da vida diária e estar integrado com a sociedade ao seu redor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) substituiu a expressão envelhecimento saudável por envelhecimento ativo, definindo o processo como “otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”. Envelhecer é um percurso da vida, que traz uma impressão negativa devida suas condições próximas à da morte.O objetivo de muitos idosos e profissionais tem sido a promoção de saúde e bem-estar nessa fase da vida, seja referindo-se ao envelhecimento saudável, produtivo, ativo ou bem-sucedido.

O bem-estar é subjetivo e depende dos fatores de autonomia e bem-estar psicológico, assim como a aceitação das mudanças fisiológicas decorrentes da idade. Idosos que tem satisfação com a vida, ausência de incapacidade, participação social ativa mostram mais domínio em funções físicas. A otimização é um processo que potencializa as estratégias específicas tomadas pela intervenção, utilizando recursos internos e externos para que o resultado seja eficiente, de forma que a idade não mais será um valor com poder de limitações na vida das pessoas nas instituições sociais, tais como educação, trabalho e aposentadoria. A perspectiva positiva de enfrentamento dos desafios corresponde a um estilo saudável de viver que se opõe ao comportamento de medo que muitos idosos enfrentam.




Fonte:

Livro: Manual de saúde do Idoso. Elaborado pelo Programa Saúde do Idoso e supervisionado
pelo Departamento de Atendimento Básico. Santos/SP. Abril, 2003.
http://www.santos.sp.gov.br/saude/idoso.pdf


Artigos: TEIXEIRA, I.N.A.O; NERI, A.L. Envelhecimento Bem-Sucedido: Uma Meta no Curso da Vida. Psicologia USP. São Paulo, v 19, n 1, Janeiro/Março, 2008
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000100010&lang=pt&tlng=pt

CAMARGOS, F.F.O; DIAS, R.C; DIAS, J.M.D; FREIRE, M.T.F. Adaptação Transcultural e Avaliação das Propriedades Psicométricas da Falls Efficacy Scale – Internatinal em Idosos Brasileiros (FES-I-BRASIL). Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v14, n3, Maio/Junho 2010.
http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v14n3/10.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário