sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Metodologia da pesquisa em idosos religiosos e depressivos


Postado por: Edijannes Barbosa Cunha ,Gabriele Aparecida Gonçalves Venceslau, Jéssica Oliveira Barros, Júlia Stephanie de Souza Matos,Larissa Bragança Falcão Marques, Larissa Rozzate Ribeiro Antunes,Luísa Moraes Caixeta,Renata Oliveira Magalhães Siriani e Nathalia Pimenta Nacle Abreu.

- Fisioterapia-2º Período PUC-MINAS-
Metodologia da Pesquisa aplicada à Fisioterapia

Figura 1: Reading the magazine

FONTE: ImpossiblePhoto, 2010.


A relevância de pesquisas em todas as áreas da saúde tem cada vez mais sido disseminada devido a importância da utilização de evidências plausíveis cientificamente para que então, os profissionais sejam qualificados e possam enfrentar os desafios do mercado de trabalho criando novas estratégias no campo atuante. Para análise, discussão e reflexão dos aspectos metodológicos a serem utilizados em pesquisas foi utilizado o artigo “ Saúde mental, qualidade de vida e religião em idosos de um programa de Saúde da Família”(FLORINO; DALGALLARONPO, 2007).


O artigo analisado apresenta um resumo bem estruturado especificando o objetivo do texto, que é avaliar a influência da religião na qualidade de vida de idosos e na saúde metal, em relação à metodologia aplicada. Porém, já no resumo observa-se um viés, pois o número de idosos nos quais foi aplicada a pesquisa foi bastante reduzido, dando um total de 82 pessoas. A introdução abrange dados epidemiológicos, culturais, sociais, econômicos e políticos que acrescentam credibilidade á validade externa do artigo.


O método do estudo utilizado foi o transversal, ou seja, uma pesquisa prevalente que analisa variáveis em um curto tempo cronológico (6 meses). Assim, os idosos foram divididos em equipes de acordo com o Centro de Saúde da região da qual eles residem. A equipe analisada foi a Girassol que conta predominantemente com idosas que foram cadastradas a partir dos seguintes critérios: ter feito consultas em centros de saúde, ter recebido uma visita domiciliar de agentes; possuir renda precária, dentre outros.


A especificação para o cadastro foi tendenciosa, pois houve prioridade cadastral de famílias em que ocorreu suspeitas de abuso, violência ao idoso e agravos físicos o que leva a predisposição depressiva. Outro viés encontrado no texto foi a não-ocorrência de cegueira dos pesquisadores e provavelmente, dos indivíduos analisados.


Em conclusão, o artigo apresenta uma restrita discussão sobre os dados levantados e como resultado conclusivo descreve que agravos físicos e mentais estão mais presentes na população idosa de baixa escolaridade e renda. Então, quando os idosos são inferidos em espaços religiosos conseguem uma melhora significativa na qualidade de vida e na saúde.


Profissionais de saúde, como o fisioterapeuta, possuem papel insubstituível não somente na elaboração e contribuição para pesquisas com bases metodológicas, mas também auxiliam psicologicamente e fisicamente indivíduos da terceira idade.


Referências Bibliográficas:


DALGALARRONDO, P. FLORIANO, P.D.J.Saúde Mental,qualidade de vida e religião em idosos de um Programa de Saúde da Família. J Bras Psiquiatr, v. 56, n.3, p.162-170, 2007. texto na integra.


Figura 1 - ImpossiblePhoto. Reading the maganize, 2010.Disponivel em: texto . Acesso em: 29 out.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário