terça-feira, 26 de outubro de 2010

A dependência do tabaco causa envelhecimento precoce e alterações no maior órgão do corpo humano – a pele.

Postado por : Amandha da Silva Teixeira, Cássio Pereira Santos, Izamar dos Santos Theodoro, Marcela Magalhães Sepulveda, Mariana Picinin Velloso Buzollo, Pedro de Almeida Carneiro Novaes, Pedro Henrique Gonçalves Carvalho, Pedro Henrique Oliveira Costa, Quéren-Hapuque Rebeca Silva.

Fisioterapia - Puc Minas 2º Período - Bioquímica

Envelhecer faz parte da nossa história, pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.

Considerada uma droga poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central e chega ao cérebro em apenas 7 segundos. Após a tragada, a fumaça é inalada para os pulmões e distribui-se para o sistema circulatório. Dessa forma, as cerca de 4.700 substâncias tóxicas espalham-se pelo organismo. Além das mais conhecidas, como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, a fumaça contém também substâncias radioativas, como polônio 210 e cádmio (encontrado nas baterias de carro).

A nicotina age em receptores existentes nos neurônios cerebrais. Ao ligar-se a eles, são estimulados circuitos que liberam em oito segundos neurotransmissores estimulantes e relaxantes: dopamina, serotonina, beta-endorfina ,opióides e noradrenalina, entre outros. Na falta dela, os receptores ficam vazios, a concentração de neurotransmissores cai e a crise de abstinência vem com tudo.

A tolerância se desenvolve progressivamente no decorrer de meses e anos, uma vez instalada, finca raízes sólidas nos neurônios cerebrais.

O ato de fumar está associado ao prazer. Isso gera dependência, daí a dificuldade de largar o vício.

A dependência de nicotina é uma doença crônica, incurável, o cérebro do fumante nunca mais voltará ao estado original. A farmacologia não conhece droga que cause tamanha dependência química.

O vício do cigarro, intoxica o organismo em alto grau, e acaba por comprometer vários órgãos, como a pele, os pulmões, o coração, o cérebro, o sistema nervoso, o fígado etc. Além de acelerar o envelhecimento.

Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea, sendo em geral pálida, ressecada e escurecida, aprofundando as linhas de expressão. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo contribui para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas.

Os radicais livres formados dentro das células pelo fumo provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele foto envelhecida.

Mas existe terapia de reposição nicotínica ou tratamento com bupropiona, que inibem os efeitos da dependência para quem deseja parar de fumar. A substância atua em mediadores do cérebro, diminuindo gradativamente a vontade de fumar, diminuindo as taxas de ativação de impulsos nervosos em determinados neurônios. Sendo assim, o tratamento pode se tornar uma motivação efetiva para os mais preocupados com a aparência.



Referências:

MAIA, M; SIMONE, K; SUEHARA, L. Y. Avaliação do envelhecimento facial relacionado ao tabagismo. Anais brasileiros de dermatologia, v. 81, n.1, p. 34-39, jan – fev. 2006.

CAVALET-BLANCO, D; CHATKIN, J.M; FRITSCHER, C.C; HAGGSTRAM, F.M; RODIN, V. Tratamento do tabagismo com bupropiona e reposição nicotínica. Jornal de pneumologia, v. 27, n. 5, p. 255-261, set – out. 2001.

http://www1.an.com.br/1999/nov/21/0ger.htm

http://www.sbd.org.br/doenca/envelhecimento.aspx

http://www.scribd.com/doc/3309345/Drauzio-Varella-Mecanismo-diabolico-nicotina-cigarro-Medicina-Preventiva

10 comentários:

  1. Parabens pelo Trabalho!!!!
    ele e de suma importancia
    ja que existem cerca de 1,25 bilhões
    de fumantes no mundo.
    assim eles estao vendo o que o tabaco faz com eles a cada dia!
    Parabens Quéren e cia!!!

    ResponderExcluir
  2. uau! impressionante essa materia de voces .. bom trabalho Quéren-Hapuque ..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Excelente trabalho. Tenho orgulho de ter sido sua professora.

    Bsote,
    Cássia

    ResponderExcluir
  4. Estou muito feliz de ver que cada dia tem mais e mais jovens combatendo o tabaco, o cigarro é uma droga muito violenta,que acaba com milhões de pessoas no mundo todo, Parabéns para todos vocês,principalmente para você Quéren-Hapuque.
    Att: CRISTIANO LEONARDO.

    ResponderExcluir
  5. Bacana.... Mas eu acho que o ato de fumar não está relacionado ao prazer, mas sim do vício mesmo

    ResponderExcluir
  6. Alunos

    Parabéns por esta postagem. Gostei muito dessa parte do tema tabagismo associado ao envelhecimento da pele,e gostei também do vídeo que é excelente.
    Regina Haddad (genética)

    ResponderExcluir
  7. GRUPO DISFUNÇOES LOCOMOTORAS. Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.10 de novembro de 2010 às 16:02

    É essencial estarmos sempre publicando sobre o hábito de fumar para informar a todas as pessoas que fuman o quanto É prejudicial
    o cigarro. Por este motivo achamos o texto publicado de tamanha importância para levar o conhecimento as pessoas que as vezes não tem ideia de tudo que o vicio do cigarro pode nos causar influenciando em fatores como a pele, aprofundando as linhas de expressão e comprometendo os orgãos como o coração, pulmão,cerebro e o sistema nervoso contribuindo assim para um envelhecimento
    precoce.

    ResponderExcluir
  8. GRUPO DISFUNÇOES LOCOMOTORAS. Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.10 de novembro de 2010 às 17:52

    É essencial estarmos sempre publicando sobre o hábito de fumar
    para informar a todas as pessoas que fuman o quanto e prejudicial
    o cigarro. Por este motivo achamos o texto publicado de tamanha
    importância para levar o conhecimento as pessoas que as vezes
    não tem ideia de tudo que o vicio do cigarro pode nos causar
    influenciando em fatores como a pele, aprofundando as linhas
    de expressão e comprometendo os orgãos como o coração, pulmão,
    cerebro e o sistema nervoso contribuindo assim para um envelhecimento
    precoce.

    ResponderExcluir
  9. GRUPO DISFUNÇOES LOCOMOTORAS. Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.10 de novembro de 2010 às 17:53

    É essencial estarmos sempre publicando sobre o hábito de fumar
    para informar a todas as pessoas que fuman o quanto e prejudicial
    o cigarro. Por este motivo achamos o texto publicado de tamanha
    importância para levar o conhecimento as pessoas que as vezes
    não tem ideia de tudo que o vicio do cigarro pode nos causar
    influenciando em fatores como a pele, aprofundando as linhas
    de expressão e comprometendo os orgãos como o coração, pulmão,
    cerebro e o sistema nervoso contribuindo assim para um envelhecimento
    precoce.

    ResponderExcluir