sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Câncer em idosos

Nome: Amanda Alves Cardoso, Ana Luisa Ribeiro, Carla Cristina M. Barros, Cintia Emilia de Marcos, Clélia Rodrigues Ferreira, Elisabeth Mary Rodrigues, Jéssica Junia Aparecida, Kamila de Cássia G. Perdigão, Mariana de Resende Vilela, Samara Ferreira Cardoso

FISIOTERAPIA PUC MINAS - 2º PERÍODO - POSTAGEM DE EMBRIOLOGIA




O câncer inicia quando ocorre uma mutação genética, ou seja, uma célula normal sofre alterações no seu DNA. Essas células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, a princípio eles são inativos em células normais, mas quando ativados transformam-se em oncogenes, sendo eles os responsáveis pela formação das células cancerosas.

O câncer significa o crescimento desordenado, ou seja, maligno de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo ocorrer uma metástase para outras regiões do corpo.

O crescimento rápido e desordenado das células tende a ser agressivo e incontrolável causando um acúmulo de células cancerosas, esse acontecimento recebe o nome de tumor ou neoplasias malignas. Mas quando as células se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original recebe o nome de tumor benigno.

Segundo dados da ONU, “os indivíduos com mais de 65 anos de idade tem onze vezes mais probabilidade de desenvolver câncer do que uma pessoa mais jovem. Ainda de acordo com esses dados, uma em cada três mulheres e um em cada quatro homens, entre 60 e 79 anos, desenvolverão algum tipo de câncer.”

A ocorrência maior de câncer em idosos se deve ao fato deles apresentarem baixo sistema imunológico e estarem por mais tempo, devido à idade, expostos a fatores ambientais como, por exemplo, fumaça de cigarros, a radiação UV, vírus e bactérias patogênicos, dieta gordurosa, estresse. O tipo de câncer mais freqüente nos idosos são os tumores de pele, tumores ginecológicos e de mama na mulher, tumores de próstata e vias urinárias no homem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


http://vivaavida.files.wordpress.com/2008/08/divisao-de-celulas-cancerosasb.png?w=858&h=650


http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4008&Itemid=49


http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322


http://www.geneticanaescola.com.br/ano3vol1/2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário