sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A bioquímica do câncer no envelhecimento

Nome: Amanda Alves Cardoso, Ana Luisa Ribeiro, Carla Cristina M. Barros, Cintia Emilia de Marcos, Clélia Rodrigues Ferreira, Elisabeth Mary Rodrigues, Jéssica Junia Aparecida, Kamila de Cássia G. Perdigão, Mariana de Resende Vilela, Samara Ferreira Cardoso

FISIOTERAPIA PUC MINAS - 2º PERÍODO - POSTAGEM DE BIOQUÍMICA

Todos os indivíduos podem desenvolver câncer e vários órgãos podem ser afetados. A incidência de muitos cânceres aumenta com o envelhecimento, pois os indivíduos vivem expostos por mais tempo a fatores de risco.

Os causadores do câncer se dividem em três grandes grupos: radiação, compostos químicos e vírus.

A radiação pode ser carcinogênica, pois lesa o DNA de diversas formas causando mutações. A radiação ultravioleta, por exemplo, pode causar dímeros de pirimidina (composto orgânico formado por duas bases pirimídicas sucessivas numa sequencia de DNA unidas por uma ligação covalente). A radiação faz com que as ligações entre pirimidinas e purinas se rompam formando sítios apurínicos ou apirimídicos por eliminação das bases correspondentes. Esse fato desencadeia quebras em duplas-fitas do DNA e formação de ligações cruzadas das cadeias.

Grande parte dos cânceres humanos é causada por fatores ambientais, principalmente químicos. Nos idosos cânceres com esta causa são muito comuns, pois eles estão expostos a tais compostos por um longo período, devido à ocupação do indivíduo, à alimentação, ao estilo de vida, ou a outras formas como, por exemplo, alguns fármacos.

Tanto moléculas orgânicas como inorgânicas podem ser cancerígenas, pois a diversidade desses compostos indica que não apresentam características estruturais comuns.

Alguns carcinógenos orgânicos como a mecloroetamina e b-propiolactona interagem diretamente com moléculas alvo (carcinógenos diretos), mas outros (pró-carcinogênicos) requerem metabolismo prévio para se tornarem carcinógenos. A ativação metabólica é o processo pelo qual uma ou mais reações catalisadas por enzimas convertem pro - carcinogênicos em carcinogênicos ativos. As enzimas responsáveis pela ativação metabólica de pró-carcinógenos são principalmente citocromos P450, localizadas no retículo endoplasmático. O citocromo P450 realiza a hidroxilação dos compostos químicos carcinógenos facilitando assim sua eliminação do organismo. O envelhecimento altera esse mecanismo e ao invés da substância ser eliminada ela é metabolizada e o composto se torna um carcinógeno ativo. Os carcinógenos ativos interagem com o DNA causando diversos tipos de lesão, estas quando não reparadas, causam mutações críticas à carninogênese. A atividade enzimática metabolizadora de carcinógenos químicos é afetada pela idade, varia de pessoa para pessoa e também causa mutações no DNA.

O câncer também pode ser causado por fatores alimentares. O idoso perde parte de suas reservas nutricionais e tem sua fisiologia alterada. Para aumentar a imunidade e prevenção de doenças o idoso necessita de uma suplementação nutricional através da alimentação. Estudos revelam que a vitamina pode evitar o câncer inibindo a síntese de DNA e RNA de tumores.

O fumo também é um agente carcinógeno, pois possui componentes que atuam para o desenvolvimento da carcinogênese e é um dos causadores do câncer de pulmão.

No envelhecimento, o surgimento de neoplasmas por vírus também pode ocorrer. Vírus oncogênicos (capazes de causar câncer), contém DNA e RNA no seu genoma que codificam proteínas específicas, e infecções por este tipo de vírus podem causar tumores.

Para reduzir o risco de câncer é importante uma alimentação rica em nutrientes, manter hábitos saudáveis e evitar a exposição à fatores de risco por um longo período sem a proteção adequada.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


www.iq.unesp.br/pet/Cancer.pps


http://www2.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=130


http://www.scielo.br/pdf/rn/v13n2/7911.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário