segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Espiritualidade, depressão e envelhecimento.


Postado por: Edijannes Barbosa Cunha ,Gabriele Aparecida Gonçalves Venceslau, Jéssica Oliveira Barros, Júlia Stephanie de Souza Matos,Larissa Bragança Falcão Marques, Larissa Rozzate Ribeiro Antunes,Luísa Moraes Caixeta,Renata Oliveira Magalhães Siriani e Nathalia Pimenta Nacle Abreu.

Fisioterapia-2º Período PUC-MINAS- Cultura Religiosa I

Figura 1 : Old Faith

Fonte: DEVIANART,2010.


O termo espiritualidade é definido por Koenig et.al (2001) como a procura pessoal das respostas para os principais questionamentos humanos. Assim, ser espiritual é buscar um sentido para a vida usando ou não rituais religiosos. O eixo religioso parece ser conflitante ao se relacionar com a depressão, porém, estudos atuais demonstram uma relação benéfica entre espiritualidade e transtornos depressivos, principalmente em idosos.


A depressão é o transtorno mental mais comum. Os principais sintomas dessa patologia são: apatia, mudanças no humor, incapacidade de concentração, retardamento motor, ansiedade, irritabilidade, entre outros. Koenig et al.(2001) investigaram os efeitos da espiritualidade nos quadros clínicos de pacientes idosos hospitalizados com mais de 60 anos de idade.Os resultados do estudo comprovaram que a vivência religiosa e conseqüentemente social dos idosos,aumenta a auto-estima e melhora a adaptação das limitações dos pacientes.


Uma revisão sistemática de vários estudos realizados expõe que os sintomas depressivos são menores em indivíduos que possuem orientação religiosa intrínseca, ou seja, pessoas que encontram nas suas crenças a motivação para viver. Assim, a espiritualidade é fundamental para que haja um bem-estar físico, psicológico, social e cultural e até mesmo ocorra uma melhora significativa em quadros depressivos graves nos idosos. Porém, vale ressaltar que quando o individuo está saudável o estado de “nomia”( sentido para a vida) está conservado e então, a busca pela espiritualidade não é tão acentuada.


Durante quase todo século XX, estudiosos encaravam os aspectos religiosos como algo antiquado em relação à ciência. Porém, centenas de estudos e pesquisas têm demonstrado que há uma associação válida e coerente entre aspectos religiosos e a saúde mental. Assim também como os idosos com sintomas depressivos conseguem alcançar uma melhora na qualidade vida através da integração profissional da saúde e a feição espiritual.

Referências Bibliográficas


ALMEIDA, A.M; KOENING, G.H; NETO, F.L. Religiousness and mental health: a review. Rev Bras Psiquiatr .v.28, n.3, p.242-250, 2006. texto na integra


ALMEIDA, A.M. D; STROPPA, A. Espiritualidade e saúde mental: importância e impacto da espiritualidade na saúde mental. Esp.sau. Mental 2. V.2, mai. 2009.texto na integra.


CALIL, H.M; PIRES, M.L. Aspectos gerais das escalas de avaliação de depressão. Revista de Psiquiatria Clínica. V.25, n.5, out. 2009. texto na integra.


Figura 1 - DEVIANART. Old Faith. Disponível em : texto . Acesso em: 20 de outubro de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário