sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Doenças do aparelho circulatório

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Neuroanatomia

Postado por:Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período










As doenças do aparelho circulatório, liderada pelas doenças cerebrovasculares, constituem a principal causa de mortalidade no Brasil. Dentre as doenças cerebrovasculares, destaca-se o Derrame Vascular Encefálico (DVE), pois, tem diferentes etiologias e pode causar no indivíduo incapacidade funcional e deficiência neurológica.

O DVE também conhecido como derrame cerebral, ocorre pela insuficiência de sangue em uma área do cérebro levando a sua lesão. De acordo com a causa, ele pode ser:

Isquêmico: quando há obstrução de vasos que levam o sangue para o cérebro.

Hemorrágico: rompimento de vasos que levam sangue para o cérebro, provocando hemorragia.

Apresenta várias comorbidades. Fatores como cardiopatias, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, o Diabetes Mellitus e as dislipidemias são freqüentes em pacientes idosos e constituem fatores de risco para o DVE ,porém,são modificáveis na população, uma vez que podem ser diagnosticados e tratados.

O principal fator preditor de DVE isquêmico é a hipertensão arterial sistêmica (HAS) sendo presente em 70% dos casos. A chance de indivíduos hipertensos desenvolverem DVE isquêmico é de seis vezes e pode afetar mais precocemente as artérias carótidas (arterosclerose).

As dislipidemias são fatores de risco importantes, principalmente em indivíduos diabéticos. Existem duas teorias sobre a formação de aterosclerose nas paredes dos vasos sanguíneos:

*1ª Hipótese: lipídica devido a presença de níveis elevados de LDL fazendo com que ele penetre no endotélio formando estrias gordurosas.

* 2ª Hipótese: lesão do endotélio onde um dos fatores causadores seriam o LDL elevado.

A arterosclerose pode acometer diferentes artérias, sendo que as artérias carótidas são as mais susceptíveis podendo provocar problemas cerebrais graves. Dependendo da região comprometida e da extensão da lesão causada pelo DVE, o indíviduo pode ou não apresentar seqüelas sendo que algumas delas são: comprometimento cognitivo, dificuldade de fala e depressão. Quando o atendimento médico ao individuo que sofre o DVE é rápido, diminui-se o risco de seqüelas. A reabilitação e o tratamento do individuo que sofreu umDVE deve ser feita por uma equipe multidisciplinar: médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.


Referências bibliográficas:

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde .AVC – Acidente Vascular Cerebral.Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/105avc.html Acesso em 23/10/2010

PIRES, S. L ;GAGLIARDI, R. J. ;GORZONI, M. L. ESTUDO DAS FREQÜÊNCIAS DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO EM IDOSOS_ Arq Neuropsiquiatr 2004;62(3-B):844-851.Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/anp/v62n3b/a20v623b.pdf.Acesso%20em%2023/10/2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário