sábado, 30 de outubro de 2010

O efeito da atividade física em idosos com limitações no aparelho locomotor

Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.

2º período / Disciplina:Cinesiologia


O processo natural de envelhecimento do ser humano causa limitações no aparelho locomotor, que por sua vez causa dificuldades para realizar as atividades de vida diária, e podem ate levar a dependência física.

Uma das doenças mais prevalentes em idosos acima de 65 anos é a Osteoartrose que causa dor, rigidez articular, deformidade e progressiva perda de função; Outro problema importante causado pela idade é a perda da força muscular que leva à diminuição na capacidade de promover torque articular rápido e necessário às atividades que necessitam de força moderada, além de causar maior dependência física e ainda facilitar a queda do individuo, podendo levar a conseqüências gravíssimas.

De acordo com a revisão de Literatura de André Pedrinelli as limitações no aparelho locomotor em idosos como a osteaortrose e a perda da força muscular, podem ter seu efeito minimizado por meio da prática regular de exercícios físicos, associando exercícios aeróbicos com exercícios de fortalecimento muscular. Os alongamentos podem gerar ganho de amplitude de movimento da articulação ajudando no desempenho muscular, reduz o risco de lesão e melhora a nutrição da cartilagem. Todos os movimentos devem ser feitos de modo a conseguir máxima amplitude de movimento sem dor.

Mesmo ainda existindo muitas duvidas quanto à melhor forma de prescrever e Orientar as atividades físicas combinadas, algumas técnicas são usadas. A aplicação de calor ajuda a diminuir a dor. O uso de faixas elásticas e pesos darão resistência ao movimento e fortalecimento muscular. Outros exercícios como andar de bicicleta, natação, caminhada e hidroterapia também são indicados ao paciente.

As alterações no aparelho locomotor que ocorrem a partir da idade avançada podem ter seu efeito minimizado através da pratica regular de atividades físicas, sendo cada programa de exercício individual para as necessidades de cada idoso. Também é importante continuar com a pratica de exercícios a longo prazo pra que se mantenha os benéficos ganhos durante programa.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162009000200002&lang=pt&tlng=pt


Um comentário:

  1. Nome: Ana Flávia Dias , Camila Oliveira,Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins

    Tema : Envelhecimento - Saúde da Mulher (Menopausa)
    2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS

    Viemos fazer um comentário nesta postagem visando o quanto a atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso.
    No artigo de NAVEGA (2007) que utilizamos para análise na postagem de cinesiologia, podemos afirmar que a menopausa, sendo uma consequência do envelhecimento, trás consigo a osteoporose que, conforme citado no artigo,a mulher pode ter uma vida normal se não tiver sofrido nenhuma fratura mesmo possuindo esta doença, podendo realizar as AVD's normalmente sem nenhum prejuízo. Com relação à artrose, esse artigo conclui que o treinamento físico é que é efetivo no controle da dor e na melhora da função do idoso. Já para o equilíbrio, relaciona a atividade física com a melhora na estabilidade postural e na marcha do idoso, o que pode reduzir as quedas nessa população de idosos.

    NAVEGA,M. T.;OISHI,J.;Comparação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde entre Mulheres na Pós-menopausa Praticantes de Atividade Física com e sem Osteoporose , Rev. Brasileira de Reumatologia,v.47,n.4,p.258-264,julho/agosto , 2007.

    ResponderExcluir