sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A influência dos componentes dietéticos e dos marcadores bioquímicos nas doenças cardiovasculares

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Bioquímica
Postado por:Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período





FONTE DA IMAGEM: http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com/2009_07_01_archive.html


A população idosa do Brasil vem crescendo e para que o individuo tenha uma velhice saudável a prática de hábitos de vida saudável e exames clínicos periódicos são importantes na prevenção,no controle e no tratamento das doenças cardiovasculares,que hoje,representam uma das maiores causas de mortalidade no país.Várias são as características que podem levar o indivíduo a desenvolver doenças cardiovasculares, porém, destacamos aqui, as influências dos componentes dietéticos e dos marcadores bioquímicos (em especial as dislipidemias) no desenvolvimento destas doenças.

O consumo elevado de colesterol, lipídios, ácidos graxos saturados e o pouco consumo de fibras, contribuem para o desenvolvimento da obesidade, da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes, que são fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O baixo consumo de gorduras na dieta contribui para que o individuo tenha níveis de colesterol mais baixos e diminui o risco de cardiopatia coronariana,no entanto,o mais importante a observar-se é o tipo de gordura ingerida,pois,quando substitui-se as gorduras saturadas por insaturadas os níveis séricos de lipídeos e colesterol se reduzem na maioria dos casos.

Com exceção do ácido esteárico, os demais ácidos graxos aumentam os níveis séricos de lipoproteínas, principalmente de LDL _colesterol levando a menor depuração deste na circulação. O aumento do LDL-colesterol do sangue, favorece o aparecimento de placas ateromatosas, aumentando assim, o risco de ataque cardíaco.

A relação das lipoproteínas com as doenças cardiovasculares envolve a formação de células espumosas, resposta inflamatória, alterações plaquetárias, alterações do endotélio e formação de placas ateroscleróticas. Entre outros fatores envolvidos neste processo temos as dislipidemias, que se referem aos níveis de colesterol (HDL e LDL) e triagliceróis no sangue fora dos padrões ideais. O risco por doença cardiovascular pode ser reduzido em 15% quando se reduz o nível de colesterol plasmático.

“A ingestão de gordura polinsaturada (ácidos graxos ômega-3 e ômega-6) e monoinsaturada estão relacionadas a menores riscos de enfermidades cardíacas.”¹ Portanto, entre as medidas preventivas para as doenças cardiovasculares temos:

*A redução na ingestão das gorduras saturada;

*A ingestão de antioxidantes em especial a vitamina E e flavonóides (presentes,no morango,cebola roxa,vinho,entre outros.) uma vez que a oxidação do LDL-c na parede das artérias ,é fator de risco para as coronariopatias;

*A prática de exercícios físicos, pois, melhora o perfil lipídico a longo prazo além de outros benefícios.


Referências bibliográficas:

¹CASTRO,L.C.V.;FRANCESCHINI,S.C. C.;PRIORE,S.E.;PELÚZIO, M. C. G. Nutrição e doenças cardiovasculares: os marcadores de risco em adultos. Rev.Nutr. , Campinas,17(3):369377,jul./set.,2004. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/rn/v17n3/21886.pdf , visualizado em 17/10/2010.

²RIQUE, A.B.R;SOARES,E.A.;MEIRELLES,C.M. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 8, Nº 6 – Nov/Dez, 2002 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n6/v8n6a06.pdf ,visualizado em 17/10/2010.











Nenhum comentário:

Postar um comentário