sábado, 30 de outubro de 2010

Análise de artigos sobre menopausa e suas conseqüências.

Nome: Ana Flávia Dias, Camila Oliveira, Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins.

Tema: Envelhecimento – Saúde da Mulher (Menopausa)
2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS

Disciplina de postagem: Metodologia da Pesquisa


O conhecimento da pesquisa vem sendo cada vez mais utilizado pelos profissionais atuantes na área da saúde. Visto que com esse instrumento podem se atualizar, descobrindo novas técnicas e incentivando também a sua própria pesquisa e a crítica profissional.

Com isso nós escolhemos dois artigos que abordam a menopausa e que sua metodologia é um ensaio clínico, porque são mais idéias para uma análise crítica e embasar uma revisão, sendo eles:

·         Fatores associados à dislipidemia na pós-menopausa (Oliveira, Ticihana R.;Et. AL - 2008)

·         A MULHER CORONARIOPATA NO CLIMATÉRIO APÓS A
      MENOPAUSA: IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA    (FAVARATO, Maria E. C. de S.; ALDRIGHI ,J. M. - 2001)


Analisando esses artigos escolhidos podemos observar que o de Oliveira (2008) apresenta um objetivo bem estruturado, resumo em inglês , introdução esclarecedora ,metodologia com apresentação de tabelas e discussão sobre os resultados apresentados. Em comparação o de Favorato (2001) apresenta um resumo abrangendo o objetivo da pesquisa, introdução bem esclarecedora também, resultados com apresentação de tabelas e discussão, porém ela termina o seu ensaio clínico com uma rápida conclusão em que responde sua pergunta inicial.

A metodologia utilizada por Oliveira (2008) constitui em um caso controle de prevalência e controle selecionados de um ambulatório para mulheres no climatério, a seleção foi escolhida embasada nos níveis de colesterol total na corrente sanguínea, porém a divisão não foi randomizada nem o avaliador foi cegado, além de a divisão dos grupos serem desiguais, o que pode demonstrar que houve abandono no meio do projeto e estes não foram avaliados.

Já em Favorato (2001) sua metodologia constitui em um estudo com 100 mulheres após a menopausa em que foram divididas em grupos de 50 mulheres portadoras de doenças isquêmica do coração e outras 50 que não desenvolveram essa doença, pacientes do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP - USP. A pesquisa utilizou uma entrevista estruturada sobre a qualidade de vida delas e aplicação de um questionário genérico de avaliação de qualidade de vida. Tendo como conclusão que o desenvolvimento desta doença interfere na qualidade de vida, limitando a capacidade física e as atividades de vida diária do doente.

Com esses artigos analisados, notamos que Favorato (2001) perdeu o que poderia lhe render um padrão ouro (ensaio clínico sem nenhum viés), por não ter randomizado nem cegado seu estudo científico, enquanto Oliveira (2008) não soube dividir os grupos de caso-controle além de repetir os mesmos erros de Favorato (2001).


Referências Bibliográficas:
Oliveira, Ticihana R.; Sampaio, Helena A. de C.; Et. AL. Fatores associados à dislipidemia na pós-menopausa. Rev Bras Ginecol Obstet. 2008; 30(12):594-601



FAVARATO, Maria E. C. de S.; ALDRIGHI ,J. M. - A mulher coronariopata no climatério após a menopausa: implicações na qualidade de vida. Rev Ass Med Brasil 2001; 47(4): 339-45


Nenhum comentário:

Postar um comentário