quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Menopausa precoce tem fatores genéticos

Nome: Ana Flávia  Dias , Camila Oliveira,Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins

Tema : Envelhecimento - Saúde da Mulher (Menopausa)
2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS

Disciplina de postagem: Genética



 

A cerca de seus 50 anos é normal que as mulheres tenham certos desconfortos como dor de cabeça ondas de calor e cansaço, alem de uma diminuição na menstruação. Isso ocorre porque o seu ciclo reprodutivo esta chegando ao fim existem casos que ocorrem antes dos 40 anos, sendo denominado uma chama Genética.

Mulheres com histórico familiar de menopausa precoce têm maior probabilidade de também sofrerem da menopausa precoce.
As causas podem ser hereditárias ou genéticas. Os defeitos nos cromossomos, como síndrome de Turner, podem causar menopausa precoce. Doenças auto-imunes, Cirurgia para remoção de ovários, Quimioterapia ou radiação pélvica para tratamento para câncer.
Como saber se tem menopausa precoce:

O médico perguntará se teve alterações típicas da menopausa, como ondas de calor, ciclos menstruais irregulares, problemas para dormir e secura vaginal. Geralmente a menopausa é confirmada quando a mulher não menstrua por 12 meses seguidos.
O maior problema da menopausa precoce é a dificuldade de a mulher engravidar quando ainda acreditava ter uma vida fértil ativa. No entanto a suas causas podem ser denominadas por fatores hereditários. Por exemplo, se a mãe entrou na menopausa precocemente, a mulher é mais propensa a ter o mesmo problema. Fatores genéticos, como defeitos nos cromossomos X e doenças auto-imunes (quando o corpo reage contra ele mesmo), como os diabetes, o lupus e a artrite reumatóide. A pré-mutação do gene FMR1 é uma das causas genéticas de menopausa precoce. Está presente em cerca de 5% das mulheres que apresentaram menopausa precoce. Entre os casos com repetição na família, essa freqüência é de cerca de 10%.O gene FMR1 apresenta, em sua porção 5’ não traduzida (região reguladora), uma repetição de trincas de nucleotídeos (CGG)n, cujo número varia de 6 a 55 nas pessoas normais da população. Nos afetados pela síndrome do X frágil, o número dessas repetições (CGG)n é superior a 200, constituindo a mutação completa. Quando o número de trincas de nucleotídeos da repetição (CGG)n está entre 55 e 200, tem-se a pré-mutação. A pré-mutação produz a proteína e não é causa de deficiência mental. As portadoras, entretanto, têm risco aumentado de apresentar insuficiência ovariana prematura. Aproximadamente 25% das mulheres portadoras de pré-mutação do gene FMR1 têm menopausa precoce.

 Alguns sintomas são:
Diminuição da menstruação, ondas de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal, diminuição da libido, dores de cabeça, insônia, secura vaginal, aumento do peso, perda das massas muscular e óssea Mulheres que têm menopausa precoce também tendem a ter ossos enfraquecidos mais rapidamente do que as que entram na menopausa mais tardiamente. Isso eleva a probabilidade de desenvolver osteoporose e sofrer fraturas. Assim como no caso da menopausa que acontece em idade normal, os sintomas da menopausa precoce podem ser amenizados com a terapia de reposição hormonal, que consiste na prescrição médica de hormônios para substituir aqueles que o corpo deixou de produzir, como o estrogênio.
Os efeitos decorrentes do climatério sobre a mulher, e se esta o encara apenas como mais uma etapa de seu amadurecimento ou comum transtorno que irá se tornar um empecilho no desenvolvimento de suas atividades mexendo inclusive com sua auto-estima. Esclarece também as modificações hormonais pelas qual a mulher passa desde a puberdade até o climatério.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Suddarth, B.B. Tratado de Enfermagem médico-cirúrgico.Editora Guanabara Koogan S.A. 10ª edição; V-3; 2006.



drauziovarella.ig.com.br/artigos/cmenopausa.asp

http://ww/ http://genoma.ib.usp.br/


Menopausa Precoce :

http://www2.uol.com.br/menospausa/menprec.htm
http://



http:

Nenhum comentário:

Postar um comentário