terça-feira, 26 de outubro de 2010

Osteoporose Senil

Nome: Ana Flávia  Dias , Camila Oliveira,Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins


Tema : Envelhecimento - Saúde da Mulher (Menopausa)
2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS


Disciplina de postagem: Cinesiologia

 




Com o passar do tempo o corpo humano sofre várias modificações decorrentes do avanço da idade.

Cerca de um terço das mulheres com idade entre 45 e 60 anos apresentam um quadro significativo de osteoporose senil, devido a grande alteração hormonal pela menopausa.Este processo é responsável por alto índice de morbidade e mortalidade entre idosos, sobretudo fraturas de quadril, que são mais evidentes do que as vertebrais ou periféricas, além de provocar danos severos às atividades diárias e na qualidade de vida.

Os ossos possuem duas células para o processo de modelagem: osteoblasto (que são células novas responsáveis pela absorção de cálcio e renovação do tecido ósseo no corpo) e os osteoclasto (que são células responsáveis pela degeneração de células velhas para reposição destas junto com o osteoblasto).

Na infância nossos ossos possuem mais osteoblastos do que osteoclastos,para permitir o crescimento do corpo.Já na fase adulta, essas células se equilibram, tornando os processos de renovação e degeneração iguais.Porém o problema está na fase pós-menopausa, com a insuficiência de estrógeno( responsável pela manutenção de osteoblasto)a quantidade de osteoblasto vai ficando cada vez mais escassa, deixando  esses processos em desequilíbrio, os osteoclastos vão estar mais numerosos,degenerando tecido ósseo, retirando o cálcio absorvido pelo osso e mandando para a corrente sanguínea.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, descoberta somente após uma fratura ou uma densitometria.

A consolidação de uma fratura é o maior problema da osteoporose,podendo levar muito tempo para a reabilitação ou ainda a outras complicações.É dividida em três partes:


  1. Inflamatória: células de defesa do organismo (macrófagos) e osteoclastos,agem de maneira a eliminar o tecido necrosado,preparando para a consolidação.
  2. Reparativa : Ocorre diferenciação das células para deposição e formação de um calo mole(osso reticulado ou imaturo).
  3. Remodelamento: Através dos osteoclastos e osteoblastos ocorre a transformação do osso reticulado( imaturo ) em osso lamelar (osso maduro).
Métodos para tratamento :

 * Banho de sol, na parte da manha, para reabsorção de cálcio.


 * Dieta balanceada, acompanhamento de nutricionista.


 * Reposição Hormonal ,assistida por um médico especialista.


 * Reforço muscular e ósseo, acompanhado por um fisioterapeuta.


É importante lembrar que a prática de exercício físico regularmente evita instalações de doenças concomitantes (como hipertensão e fimbromialgia, dentre outras).


  











Referências Bibliográficas:


Artigos científicos:


LANZILLOTTI,H.S.;LANZILLOTTI,R.S.;TROTTE,A.P.R.;DIAS,A.S.;BORNAND,B.;COSTA,E.A.M.M.;Osteoporose em mulheres na Pós-menopausa,Rev. Nutr. Campinas, 16(2):181-193,abr./jun., 2003,Sao Paulo.

NAVEGA,M. T.;OISHI,J.;Comparação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde entre Mulheres na Pós-menopausa Praticantes de Atividade Física com e sem Osteoporose , Rev. Brasileira de Reumatologia,v.47,n.4,p.258-264,julho/agosto , 2007.

KOWALSKI,S.C.;SJENZFELD,V.L.;FERRAZ,M.B.; Utilização de Recursos e Custos em Osteoporose - Rev. Ass. Med. Brasil 2001; 47(4): 352-7, Escola Paulista de Medicina, São Paulo ,SP.


  
Sites:


Consolidação de Fraturas ( segunda-feira, 11 de maio de 2009) - Aléssio Niehues Fernandeshttp://anfisio.blogspot.com/2009/05/consolidacao-de-uma-fratura.html

O que é Osteoporose? - Phyllis G. Coopes, R.N., M.N., e "Clinical Reference Systems":




Nenhum comentário:

Postar um comentário