sábado, 30 de outubro de 2010

Equilíbrio e marcha de idosos

Postado por: Ariane Quesia, Cassia Silva, Eriane Abreu, Flaviana Honorato, Flávia Marques, Lívia Álvares, Roberta Cristina, Sarah Pedroza, Thaiana Lorena.

2º período / Disciplina: Metodologia


A população idosa vem crescendo muito nos últimos anos e com o envelhecimento vem surgindo muitas doenças crônicas e perda da capacidade funcional onde muitas vezes ocorrem quedas entre idosos. De acordo com Papaléo Neto conceitua o envelhecimento com um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas, e psicológicas que determinam perda da capacidade de adaptação do individuo ao meio ambiente, causando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos que terminam por levá-lo a morte.

Pensando nos idosos foi feito uma pesquisa no asilo do município de Catanduva, onde pegaram 105 idosos, de idade entre 60 a 97 anos, 62 idosos eram do sexo feminino. Ao realizar o teste, percebeu-se que a dificuldade no equilíbrio e marcha foi mais frequente nos idosos que não praticavam nenhum tipo de exercício físico e mais nas mulheres.

A população idosa precisa adquirir algumas medidas de controle e prevenção de distúrbios de equilíbrio e marcha, com acompanhamento medico mudar o hábito de se alimentar, fazer um exercício físico pelo menos três vezes na semana, ex: caminhar, dançar, nadar e fazer fisioterapia visando o fortalecimento muscular e ganho de amplitude de movimento, enfim cuidar melhor do corpo e principalmente da mente.

O treinamento de equilíbrio e marcha são medidas úteis para trazer melhorias físicas, psicológicas e sociais, além de reduzir as chances de quedas nessa população.

Fonte:http://www.unati.uerj.br/tse/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232008000200005&lng=pt&nrm=iso#4

Nenhum comentário:

Postar um comentário