sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Prevenção de Quedas em Idosos

Nome: Ana Petrina; Ana Carolina Eloi; Ayra Badaró; Cristiane Grossi; Lorena Martins; Olívia Curty; Tatiana Oselieri

Fisioterapia PUC Minas - 2º Período: Embriologia

As quedas na terceira idade são eventos comuns, sendo que para sua prevenção é importante a readaptação de vários elementos, para facilitar as atividades da vida diária de um idoso. Muitos são os fatores de quedas na terceira idade: Dificuldade motora em membros inferiores ; problemas na coluna; falta de equilíbrio em apoio unipodal; altura do passo anormalmente diminuída.

Os membros são formados por fibras musculares esqueléticas, muito longas, multinucleadas, que apresentam estriações tranversais e têm como função uma contração rápida e vigorosa, sujeitas ao controle voluntário. Estas fibras se originam embriologicamente do mesoderma somático da lâmina lateral e mesoderma somítico (somitos, que são corpos cubóides laterais a notocorda e tubo neural, e se estendem encefalocaudalmente). O desenvolvimento dos membros depende de interações do mesênquima e células da crista apical ectodérmica, para estimular as mitoses. Após a 6ª semana de vida pré-natal nota-se a presença dos segmentos nos membros: braço e antebraço (membro superior), coxa e perna (membro inferior). O desenvolvimento desses membros são semelhante com diferença apenas de dias, sendo o membro superior mais adiantado.

A coluna vertebral e demais ossos são responsáveis por, entre as várias funções, proporcionar apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, constitui dessa maneira um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular. A origem da coluna vertebral é do tecido mesenquimal dos esclerótomos, que formam cartilagem, que originará tecido ósseo das vértebras através de uma ossificação endocondral. O corpo vertebral é resultante de união de parte dos esclerótomos da direita e esquerda a envolvendo a notocorda. O esqueleto dos membros tem origem do mesênquima da somatopleura. Na região dos membros o mesoderma interage com o ectoderma e é o responsável pela formação dos ossos específicos nestes apêndices.

Responsável pelo equilibrio do corpo, o labirinto, faz parte do sistema nervoso que tem como função organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endocrínas e psiquicas. Sua formação no embrião inicia-se com a placa alongada, constituída de células neuroepiteliais espessadas - a placa neural. A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. O ectoderma da placa neural (neuroectoderma) dá origem ao Sistema Nervoso Central (SNC). Com o alongamento da notocorda, a placa neural se alarga, avança em direção caudal. Na 3ª semana, a placa neural se invagina ao longo de seu eixo central, formando o sulco neural,que se fecha formando o tubo neural (SNC) e a crista neural Sistema Nervo Periférico (SNP). Com a separação do tubo neural do ectoderma da superfécie, as células da crista neural migram dorsolateralmente de ambos os lados dele. Muitas delas migram em várias direções e se dispersam pelo mesênquima. Elas dão origem aos gânglios espinhais e aos gânglios do sistema nervoso autônomo; formam as bainhas dos nervos periféricos; elas também formam as meninges. O tubo neural por volta da 5ª semana de vida pré-natal se expande formando as vesículas encefálicas primordiais das quais surgirão o encéfalo e da sua porção caudal surge a médula espinhal.

Fonte:
Livros: JUNQUEIRA, L.C.U & CARNEIRO, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2004. 10ª edição.
MOORE, KEITH L. &PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2007 7ª edição
Artigo: MENEZES, R.L, BACHION, M.M. Estudo da Presença de Fatores de Riscos Intrísecos para Quedas, em Idosos Institucionalizados. Ciência da Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v 13, n4, Julho/Agosto, 2008
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000400017&lang=pt&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário