sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Doenças mais comuns nos idosos

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Epidemiologia
Postado por: Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período




Fonte: capa do livro de epidemiologia, Bellusci, S,M- Ed. Senac social/2007

O crescimento da população idosa vem aumentando cada vez mais. Isso se deve ao maior acesso do cidadão aos serviços sociais em geral (educação, saúde, saneamento básico, entre outros), como também uma preocupação em se ter melhor qualidade de vida. O número da população senil cresce no mundo no decorrer dos anos.
Velhice não é sinônimo de doença. O que ocorre são manifestações nos aspectos emocionais, biológicos e sociais do ser humano. As várias alterações fisiológicas do idoso, decorrentes do avanço da idade, fazem com que eles sejam mais susceptíveis a doenças crônicas degenerativas (insuficiência cardíaca congênita, doenças coronarianas, cardiomiopatia, hipertrófica, entre outras), sendo mais comuns às doenças relacionadas ao coração. O quadro abaixo apresenta as patologias do coração mais comuns nos idosos:



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece uma abordagem na prevenção e controle integrado das doenças cardiovasculares, visto serem as mais comuns nos idosos. O uso de inquéritos de saúde é realizado como forma de coletar e construir um perfil do risco no processo de saúde. Isso ajuda a orientação de uma atenção multiprofissional voltada na prevenção das doenças crônicas e na preocupação com políticas de saúde que sejam voltadas para a população idosa. Tudo isso, contribui para que a população tenha um envelhecimento mais digno e saudável.

Com o envelhecimento aumenta-se o risco funcional do organismo e a perda da qualidade de vida. A atuação do fisioterapeuta se torna importante na promoção, prevenção, ou seja, ao nível da atenção primária, com profissionais voltados preocupados com uma assistência de qualidade.



Referências Bibliográficas:

KALACHE, A. VERAS, R. P. RAMOS, L. R. O envelhecimento da população mundial. Um desafio novo. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?id=S003489101987000300005&script=sci_arttext&tlng=ptpt

ZASLAVSKY,C. ;GUS, I. Idoso. Doença Cardíaca e Comorbidades .Disponível
em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066782X2002001500011&script=sci_arttext&tlng=en

PEREIRA, J. C. ;BARRETO, S. M. ;PASSOS, V. M. A. O perfil de saúde cardiovascular dos idosos brasileiros precisa melhorar: estudo de base populacional . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066782X2008001300001&script=sci_arttext&tlng=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário