quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doenças cardiovasculares e o declínio das funções físicas do idoso.

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Cinesiologia

Postado por:Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período








O envelhecimento é uma etapa da vida em que o indivíduo passa por modificações fisiológicas, intelectuais e emocionais. Nesta fase, o coração tem alterações no seu funcionamento, fazendo assim com que o indivíduo fique propenso as doenças cardiovasulares :doenças coronarianas, cardiomiopatia hipertrófica, hipertensão arterial sistêmica,entre outras.

Na fase de envelhecimento o débito cardíaco, a freqüência cardíaca e o volume sistólico diminuem. A miosina do músculo cardíaco é modificada, sendo assim,as propriedades de contração isométrica e isotônicas do músculo são afetadas.As alterações no coração e vasos sanguíneos também alteram o enchimento do ventrículo esquerdo,a força das contrações cardíacas e o ritmo cardíaco.

O individuo idoso também passa por modificações neuromotoras, antropométricas, e declínio no volume máximo de oxigênio (VO2 máx).As modificações antropométiricas,como aumento de peso e distribuição de gordura corporal no indivíduo idoso, podem contribuir para as doenças cardiovasculares ,além de acarretar prejuízo da mobilidade,artrite,entre outros .Entre as modificações neuromotoras,a perda de massa magra se relaciona com alguns fatores de risco para a saúde do idoso,dos quais citam-se:o:prejuízo da capacidade aeróbica máxima que diminui cerca de 1% ao ano,mesmo em indivíduos ativos ;a diminuição da velocidade para andar e a dependência funcional.As doenças cardiovasculares associadas a estes fatores,podem tornar o idoso sedentário e dependente.Para se manter independente quanto ao exercício das suas atividades de vida diária(AVDS),_como por exemplo:andar,subir escadas, levantar-se da cama, etc _o idoso necessita de força muscular, equilíbrio,resistência cardiovascular e também motivação.

A população brasileira está envelhecendo e a maior causa de mortalidade e morbidade da população se deve as doenças cardiovasculares.Um estilo de vida saudável,que inclua a prática de exercícios orientados por profissionais da saúde,pode ser importante para o controle,tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.

O individuo idoso também passa por modificações neuromotoras, antropométricas, e declínio no volume máximo de oxigênio (VO2 máx).As modificações antropométiricas,como aumento de peso e distribuição de gordura corporal no indivíduo idoso, podem contribuir para as doenças cardiovasculares ,além de acarretar prejuízo da mobilidade,artrite,entre outros .Entre as modificações neuromotoras,a perda de massa magra se relaciona com alguns fatores de risco para a saúde do idoso,dos quais citam-se:o:prejuízo da capacidade aeróbica máxima que diminui cerca de 1% ao ano,mesmo em indivíduos ativos ;a diminuição da velocidade para andar e a dependência funcional.As doenças cardiovasculares associadas a estes fatores,podem tornar o idoso sedentário e dependente.Para se manter independente quanto ao exercício das suas atividades de vida diária(AVDS)_como por exemplo:andar,subir escadas, levantar-se da cama, etc _o idoso necessita de força muscular, equilíbrio,resistência cardiovascular e também motivação.

A população brasileira está envelhecendo e a maior causa de mortalidade e morbidade da população se deve as doença cardiovasculares.Um estilo de vida saudável,que inclua a prática de exercícios físicos orientados por profissionais da saúde,pode ser importante para o controle,tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares.

Referências bibliográficas:

1. ZASLAVSKY, C. GUS, I.; Idoso. Doença Cardíaca e Comorbidades. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2002001500011&script=sci_arttext>Acesso em 20/09/2010.

2.MATSUDO,S.M.;MATSUDO,V.K.R;NETO,T.L.B.Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física. Brasília v.8 n. 4 p. setembro 2000. Disponível em: http://boletimef.org/biblioteca/565/Impacto-do-envelhecimento-nas-variaveis-antropometricas>Acesso em 20/09/2010.

3. MATSUDO, S.M. MATSUDO, V.K. R; NETO, T.L.B. Efeitos benéficos da atividade física na aptidão física e saúde mental durante o processo de envelhecimento. V 2, N 5, 2000 Disponível em:.http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=

p&nextAction=lnk&exprSearch=283943&indexSearch=ID>Acesso em 20/09/2010.

4.FARIA,J.C.;MARCHALA,C.C.;DIAS,R.C.;DIAS;J.M.D.Importância do treinamento de força na reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade de idosos. ACTA FISIÁTRICA 10(3): 133-137,2003. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=

LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=413576&indexSearch=ID












Nenhum comentário:

Postar um comentário