quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A menopausa no sistema nervoso central

Nome: Ana Flávia  Dias , Camila Oliveira,Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins

Tema : Envelhecimento - Saúde da Mulher (Menopausa)
2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS

Disciplina de postagem: Neuroanatomia




A nível de sistema nervoso central (SNC), estudos apontam para a predominância de receptores beta no córtex cerebral e presença exclusiva destes receptores no cerebelo.

Os ovários têm a função de estocar os óvulos (células reprodutivas) e liberá-los todos os meses durante o período reprodutivo e também produzir hormônios sexuais, através de um complexo sistema de interação entre o hipotálamo, no sistema nervoso central, a hipófise anterior, os ovários e os tecidos alvos dos hormônios sexuais no organismo (sistema nervoso, tecido ósseo, sistema cardiovascular, pele, mamas, intestinos, aparelho geniturinário, etc). O que ocorre é que o hipotálamo produz e libera substâncias na corrente sanguínea, chamadas gonadotrofinas, estas por sua vez estimulam a hipófise anterior a produzir e liberar os hormônios LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante), responsáveis por controlar a produção e a liberação de hormônios femininos (estrógenos, progesterona e andrógenos) pelos ovários de acordo com cada período do ciclo. O estrógeno e a progesterona interferem no metabolismo seratoninérgico neuronal e na atividade de neurônios opióides. O decréscimo da concentração destes hormônios parece provocar uma exacerbação das crises de migrânea na perimenopausa.

O que a mulher sente nesta fase ?

Na verdade cada mulher é diferente e as reações podem variar muito, existem desde mulheres que não sentem nada, denominadas assintomáticas, passando por aquelas que sentem parte dos efeitos até uma parcela de mulheres que apresentam praticamente todos os efeitos com intensidades variáveis, algumas vezes são extremamente desagradáveis prejudicando a qualidade de vida dessas mulheres. Alguns efeitos indesejáveis comuns são:

  1. Ondas de calor.
  2. Ressecamento da mucosa vaginal .
  3. Oscilações de humor.
  4. Distúrbios no padrão de sono.
  5. Alterações de memória.
  6. Perda da elasticidade e firmeza da pele
  7. Alterações capilares.
  8. Problemas urinários, como infecções recorrentes
  9. Ganho de peso
  10. Retenção de líquido
  11. Fadiga e diminuição da energia física e mental
  12. Diminuição da libido.
 O climatério influencia toda economia orgânica sendo que outras manifestações clínicas sistêmicas, tais como, por exemplo, a osteoporose, podem secundariamente refletir sobre a atividade neurológica.


Referências Bibliografias:

Mehring McCowen P. ,Pathophysiology: Concepts of altered health, The Female Reproductive System , ed 07 cap 46 (1051-1064) - 2005 


Manual de orientação Climatério FEBRASGO - 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário