sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Metodologia de Pesquisa
Postado por: Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período















A reabilitação cardiovascular de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMC) é um conjunto de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais,mentais e físicas possíveis,para que possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva.Estes programas são uma realidade em países desenvolvidos e contam com um equipe interdisciplinar que composta por vários profissionais.

O estudo que foi feito procura conhecer o modelo de atuação da fisioterapia em reabilitação cardiovascular no Brasil, o perfil do fisioterapeuta que trabalha com a reabilitação cardiovascular e o perfil administrativo dos serviços.

O artigo analisado possui um resumo muito completo, onde especifica quais as pessoas que foram analisadas, como elas foram analisadas e o porquê dessa análise. Nesta parte já encontramos um viés, pois o número de pessoas analisadas foi muito baixo.

Este estudo é do tipo transversal (pois foi feita uma medida por meio de levantamentos em certa população, analisados num período de 12 meses), a amostra analisada foram 67 voluntários (dentre estes 37 eram fisioterapeutas) que responderam um questionário, composto por 52 questões, pela internet. O questionário em si acaba por se tornar um viés do estudo, pois, a grande quantidade de perguntas acaba por tirar o interesse do profissional em respondê-lo.

Os principais resultados encontrados mostram que a fisioterapia não é muito realizada no período pré-operatório em pacientes considerados de baixo risco, sendo realizada apenas em paciente com alto risco, como idosos e obesos. Já no pós-operatório o tratamento fisioterápico é realizado na maioria dos serviços participantes do estudo. Na fase de recuperação foi observado que a maioria dos centros de reabilitação realiza reabilitação de forma supervisionada. Ainda é mostrado que a avaliação e entrevista pessoal do paciente são de vital importância para o profissional conhecer mais sobre a vida, os hábitos e o estado do paciente, mas, eles são pouco utilizados nas diversas fases de reabilitação cardiovascular. Finalmente foi mostrado que o fisioterapeuta é o principal profissional ligado à administração do serviço de reabilitação cardiovascular e que ele apresenta um alto nível de escolaridade.



Fonte:

Mair,V.;Yosshimori,D. Y. ; Junior, G. C.; Castro,S. S.; Avino, R.; Buffolo, E.; Branco J.N.R Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.4, p.333-8, out./dez. 2008.Disponível em : http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v15n4/03.pdf Acesso em:29/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário