sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relação entre doença, medicina e religião.

Tema:Envelhecimento_doenças cardiovasculares
Referente a disciplina de Cultura Religiosa
Postado por:Jeane Sales Silva,Alessandra Ferraz Linhares,Marcos Renato Ribeiro da Hora,Matheus Silva Monteiro,Izabela Maria Souza Melo,Raquel Canguçu Silva,Rafaela Cristina de Oliveira Rodrigues e Renan Roberto Sandim.
Alunos do curso de Fisioterapia_2° período


Nos dias de hoje, vivemos em tempos caóticos. As atividades diárias têm ficado cada vez mais corridas, pessoas em um nível de stress altíssimo, se preocupando muito em adquirir status a qualquer custo e com isso, deixando de cuidar do nosso bem mais precioso: a saúde.A saúde não se refere apenas a ausência de doenças,mas também ao bem-estar físico,emocional e social do indivíduo.

Cada vez mais o índice de casos de doenças cardiovasculares vem aumentando, sendo um dos principais fatores para a mortalidade e morbidade entre a população brasileira.

As doenças não implicam somente na vida do doente. Elas têm uma marca social, pois, tanto “a doença como a saúde são fenômenos clínicos e sociológicos vividos culturalmente”. É nessa hora de desespero e caos, que a maioria de nós se apega à Deus.

Segundo Concone (1987), quando a Medicina não mostra uma saída que agrade ao ser humano, ele tenta outro caminho. Sem encontrar a cura médica, o paciente busca dentro da cultura em que está inserido,algum tipo de crença/ religião na intenção de obter essa cura. A religião ,através de seus símbolos,oferece sentido para as questões que se apresentam ao indivíduo doente e o leva a uma revisão de seus valores e ações.

A pessoa enferma busca na fé uma forma de alívio da dor e um meio de salvação. Aquele que se encontra em fase terminal, desacreditado da vida, em tudo à sua volta e desenganado pelos médicos, muitas vezes recorre à religião para tentar amenizar o seu problema colocando a “vontade de Deus” como causa dos fatos, o que de certa forma conforma-nos a uma morte tranqüila, sem sofrimento.

Pode-se concluir então que,quando a medicina não atende as perspectivas do indivíduo doente,ele busca através das crenças, costumes e valores da religião em que acredita , uma alternativa para o seu propósito, que no caso do paciente é a cura da doença.Ou seja,saúde e doença tem relação com todos os aspectos que dão sentido a vida do indíviduo,desde as relações sociais até as crenças mais profundas.Para o bom desempenho das suas funções, o profissional de saúde deve ter uma visão holística da saúde que integre a vida dos indivíduos como um todo.


Referências bibliográficas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário