quinta-feira, 17 de junho de 2010

No Limite Infantil




Postado por : Antônio Augusto, Eugênio Araújo, Leandro Cézar, Matheus Mardenn

5ºperiodo Fisioterapia





As crianças de 5 e 6 anos encontram-se em uma fase de desenvolvimento bem ascendente principalmente a questão motora, o equilíbrio, o correr, o arremessar uma bola são atividades que a criança mais gosta de fazer nessa idade. Alem do que essa é uma idade de transição para a pré-escola, com isso o contato com outras crianças da mesma idade só ira aumentar.

A função do jogo desenvolvido pelo grupo se da em diversos aspectos tanto no desenvolvimento individual quanto no desenvolvimento em grupo, na questão de socialização, como também no âmbito cognitivo, relação das atividades motoras e psicológicas, fazendo com que as crianças ao realizarem as tarefas propostas pelo jogo, não só desenvolvam a parte motora, mas também a capacidade de tomar decisões sozinhas e em conjunto.

O jogo irá trabalhar a parte motora fazendo com que a criança tenha que correr para pegar as peças e colocá-las na forma, com isso trabalhará a parte muscular, além treinar sua pinça e também a parte de coordenação motora como um todo.
A parte psicológica será trabalhada em varias dimensões, como associação de objetos, memorização, cognição, diferenciação de tamanhos e formatos.
Na parte social será apresentada uma forma de trabalho em equipe e cooperação entre as crianças, fazendo com que haja uma interação entre as crianças para vencer o jogo.

Como fazer e jogar: Recortar o EVA em figuras geométricas e manter o resto com os espaços recortados.
Após isso traçar um percurso no qual a criança deve percorrer durante a brincadeira.
A brincadeira consiste em buscar as figuras geométricas que completam o tabuleiro com os espaços, sempre percorrendo encima da linha demarcada pela fita.
Para isso uma criança fica no tabuleiro e a outra percorre o caminho, quando a figura for pega é entregue a criança que está no tabuleiro ela encaixa a peça e corre para pegar outra. Enquanto isso a criança que trouxe a peça espera para colocar a peça e assim por diante.
As crianças que completarem o tabuleiro primeiro serão as vencedoras.
Se a criança trouxer a peça errada terá que voltar sem colocar a peça, até trazer a peça correta/seqüencial para continuar.

GALVÃO, Isabela. Uma Reflexão Sobre o Pensamento Pedagógico de Henri Wallon. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p033-039_c.pdf
Acesso em: 19 de maio. 2010.
DE OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. L. S. Vygotsky: algumas Idéias sobre Desenvolvimento e Jogo Infantil. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_02_p043-046_c.pdf
Acesso em: 19 de maio. 2010.
PAIM, Maria Cristina Chimelo. Desenvolvimento motor de crianças
pré - escolares entre 5 e 6 anos. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd58/5anos.htm
Acesso em: 19 de maio. 2010.
DE OLIVEIRA, Soniao Onofri. Brincando e aprendendo. Fumec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário