segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Menopausa e Religião

Nome: Ana Flávia  Dias , Camila Oliveira, Cidália Barbosa, Daniela Batista , Débora Soares, Deborah Alcântara, Jéssica Caroline , Juliana de Oliveira, Nayara Martins

Tema : Envelhecimento - Saúde da Mulher (Menopausa)
2º Período de Fisioterapia - PUC MINAS

Disciplina de postagem: Cultura Religiosa

       
             Para algumas mulheres  a vinda da menopausa significa maturidade. A menopausa deve ser entendida  não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas.  Com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, avanços de novas terapias substitutivas, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passou a ser muito mais harmônico, mais lento e compatível com melhor qualidade de vida.
 A grande maioria das mulheres reclamam que durante esse período apresentam sintomas desagradáveis, como ondas de calor, crises de sudorese noturna, palpitações, cefaléia e vertigens. Sintomas psicológicos também podem ocorrer com frequência e incluem depressão, irritabilidade, fadiga e perda da libido.
              Existem outras que acreditam que a explicação da menopausa é algo que veio de Deus; elas recorrem ao poder divino de forma bastante resignada. As respostas oferecidas pelas mulheres reafirmam a idéia de destino natural do corpo feminino, segundo a vontade de Deus. Elas se amparam nesse pensamento para preservar sua auto-estima, acreditando que cumpriram a vontade divina.
Reconhecendo que Deus disse que tudo tem tempo para acontecer, é atribuído, também, a Ele, a determinação da menarca e da menopausa. A religiosidade tem uma marcante presença no cotidiano dessas mulheres e transparece nas mais insignificantes atividades e explicações. Deus está em todo lugar e a toda hora sua invocação é comum. A sensação que fica é a de que Deus é uma presença familiar com grande interferência para explicar todas as situações cotidianas vivenciadas.
Percebeu-se que a religiosidade destas mulheres levam-nas a aceitar situações cotidianas incompreensíveis de forma mais amena, pois Deus assume a dimensão de orientação ao viver, sem que seja necessário perguntar o porquê.
             Na Índia e na Arábia, as mulheres esperam pela menopausa alegremente, pois esta lhes dará maior liberdade, não precisarão mais viver reclusas, nem se vestirem com tanto recato e usar véus.
           No caso da mulher sem filhos a crise da menopausa é mais séria, porque realmente é a constatação do término definitivo dessa possibilidade; porém na bíblia há a citação de uma mulher que mesmo com idade avançada e consequentemente já na menopausa, ora a Deus pedindo para ter um filho e Ele lhe concede, o que se pode dizer de um milagre, uma vez que ela tinha 90 anos.


Referências:

Bíblia, Genesis 16

COSTA,G.M. C; GUALDA, D. M. R.  Rev Esc Enfermagem USP 2008. Conhecimento e significado cultural da menopausa para um grupo de mulheres, 42(1): 81-9


http://tranquilitasyoga.wordpress.com/a-yoga-na-menopausa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário