terça-feira, 2 de novembro de 2010

OSTEOARTROSE

Postado por: Conrado Garcia e Rafaela Mazzinghy

Disciplina; Cinesiologia

Dentre as queixas relacionadas com o sistema musculoesquelético, a osteoartrose é a doença articular mais prevalente entre os indivíduos acima dos 65 anos. A osteoartrose (OA) é uma doença reumática degenerativa que atinge as articulações sinoviais e caracteriza-se por apresentar alterações na cartilagem articular, dando origem a zonas de fibrilação e fissuração. Também são observada microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral e formação de osteófitos nas bordas articulares.

A OA está associada com dor e rigidez articular, deformidade e progressiva perda da função, afetando o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social.

Os principais sintomas da OA são: artralgias (dor profunda), parestesia (desconforto articular), rigidez matinal ou pós-repouso, crepitação-articular, miosites (dores musculares com atrofia e fraqueza), perda de força, diminuição da mobilidade articular, aumento do volume da articulação (edema das partes moles e excesso de líquido sinovial capsular), inflamação articular, deformidade articular e instabilidade articular ( MANUAL DE DOENÇAS REUMÁTICAS 1994, KAUFFMAN 1999).

O tratamento atual da OA detém-se basicamente em combater a sintomatologia (dor, diminuição da força muscular e limitação de movimentos) através de orientação, repouso, agentes farmacológicos, exercícios físicos e, em casos mais extremos – cirurgia ortopédica (SÁ et al. 2001 , KAUFFMAN 1999). O controle do peso corporal e a redução da obesidade são as primeiras estratégias para administrar a OA (MCKINNEY e ANDERSEN 2000).

De acordo com GORDON (1993) citando American College of Reumatology 1991) são quatro as classes da AO:

Classe 1: Completamente capazes de executar as atividades do dia-a-dia como deslocamento e auto-cuidado (AVD) e atividades instrumentais como ocupacionais e recreativas (AVI) e esportivas.

Classe 2: Capazes de executar AVDs e AVIs mas limitados para atividades recreativas e esportivas.

Classe 3: Capazes de executar somente atividades básicas de auto-manutenção. Classe 4: Limitação para executar todas atividades AVDs e AVIs.

Referências:

INÁCIO, Ana Rita Rafael. Associação das variáveis antropométricas e a aptidão física funcional de uma população idosa. 2008. 29f. Seminário (Grau de Licenciatura Ciências do Desporto) - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra.

Marques AP, Kondo A. A fisioterapia na osteoartrose: Uma revisão da literatura. Rev Bras Reumatol 1998; 38(2): 83-90.

Limeira SC. Benefícios dos exercícios contra-resistidos para idosos com osteoartrose de joelho. Revista Digital Vida & Saúde Juiz de Fora, 2002; 1 (2). URL disponível em:http://www.boletimef.org/biblioteca (Acessado em 26 de Outubro de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário