terça-feira, 10 de novembro de 2009
Avaliação da ativação neuromuscular em indivíduos com escoliose através de eletromiografia de superfície
Postada por: Camila Couto, Carla Cardoso, Débora Patrícia, Ludmila Sales e Marcela.
Em 2008 a revista brasileira de fisioterapia[online], volume12, nº1 publicou um artigo com titulo: Avaliação da ativação neuromuscular em indivíduos com escoliose através de eletromiografia de superfície, onde o estudo teve como objetivo verificar o potencial de eletromoigrafia de superfície para reconhecer a capacidade neuromuscular e da fadiga muscular localizada nos extensores lombares em indivíduos com escoliose.
A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral, que pode estar presente nos três planos do corpo (frontal, sagital e transversal), onde o principal componente é o desvio lateral anormal no plano frontal. A ocorrência da escoliose varia, dependo da população e questão, do método de identificação ou da amplitude da curvatura, mas estimativas têm indicado que a incidência da escoliose na população em geral aproxima-se de 2 a 4%, representando cerca de 30% das incidências dos desvios posturais.
Neste estudo foram observados 20 indivíduos que se dividiram em dois grupos iguais; (01)grupo indivíduos com escoliose (02)grupo controle, que foram subornados a um teste de indução de músculo extensores lombares a fadiga, que constitui numa contração máxima isométrica , com esforço de 80% da contração máxima isométrica foram coletados sinais de forças eletromoigraficos que foi processado no domínio de freqüência, transformada rápida de FOURIER por meio da medida de freqüência e no domínio do tempo pelo calculo do valor root-mean square . Para verificar a difernça entre dois grupos foram subordinados a uma analise de variância One-Way. Onivel de significância adotado foi de 0,05.
Os indivíduos com escoliose apresentaram simetria de ativação neuromuscular entre os lados menor eficiência neuromuscular capacidade de resistir a fadiga e valores de força de 42,6%menores que os indivíduos do grupo controle.
Os resultados indicam que a eletromoigraficos de superfície correspondam com um instrumento de avaliação funcional da escoliose, embora o protocolo tenha limitado participação dos indivíduos com escoliose do ponto de vista da eficiência neuromuscular.
Bibliografia:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário