segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Atividade Física e a relação com a qualidade de vida de pessoas com seqüelas de AVC
Postado por: Bárbara,Lilian,Michelle,Natália e Thalita
Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são uma das causas mais comuns de disfunção neurológica que ocorre na população adulta. É uma das grandes preocupações da atualidade. Já que é a terceira maior causa de mortes por doenças no mundo. O AVC é também responsável por grande parte das incapacidades físicas que atingem os idosos.
Os indivíduos portadores de seqüelas de AVC seguem normalmente uma rotina de intervenção e tratamento de acordo com o tipo e causa do acidente vascular cerebral. A rotina varia desde intervenção cirúrgica ao tratamento clínico e passando posteriormente para o tratamento fisioterápico, que consiste na medida do possível restabelecer funções e/ou minimizar seqüelas deixadas. As pessoas com seqüelas de AVC praticam em sua maioria uma atividade física regular para a manutenção da saúde ou da sua condição orgânica, o que lhes proporciona melhor qualidade de vida.
Os programas de atividades físicas regulares têm como objetivo principal o caráter preventivo, ou seja, atividades que evitem a ocorrência de acidente vascular cerebral, porém foi comprovado através do estudo realizado por Alberto Martins da Costa ( Educador físico graduado na Universidade Federal de Uberlândia) e Edison Duarte ( Fisioterapeuta graduado na Universidade de Campinas) , que mesmo para os indivíduos que já desenvolveram o AVC, as atividades físicas regulares com por exemplo caminhadas, atividades aquáticas e atividades com cavalo permitem que o individuo diminua a probabilidade de uma acidente vascular recidivo, o que representa um alto risco de mortalidade , incapacidade e dependência permanente. O artigo do estudo citado foi publicado na revista Brasileira de Movimento em janeiro de 2002.
A atividade física regular também ajuda estabilizar a pressão arterial em indivíduos com seqüelas de AVC, já que diminui os riscos da hipertensão sendo que a mesma é a principal causa do AVC.
Além dos benefícios para a saúde física, as atividades físicas regulares também propiciaram uma maior valorização da auto-estima do individuo, o que ocorre através da conquista auto-capacitação, auto-realização e melhoria da auto-imagem.
A atividade física regular pode não só trazer benefícios fisiológicos no sentido de prevenir uma nova recidiva de AVC, com também influencia de forma benéfica no aspecto emocional, proporcionando ao indivíduo maior autoconfiança, autonomia e independência.
Artigo Completo:
http://www.comunicacao.ucb.br/mestradoef/RBCM/10/10%20-%201/c_10_1_7.pdf
Vídeo de Interesse:
http://www.youtube.com/watch?v=77sSwshebt0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário