Postado por: Camila Couto, Carla Cardoso, Débora Patrícia, Ludmila Sales e Marcela.
Em fevereiro de 2009 foi realizada uma pesquisa na Resvista Brasileira de fisioterapia , volume 13, nº1, um artigo que tem como título: Efeito do exercício físico e da orientação nutricional na síndrome metabólica em adolescentes obesos. Este artigo teve como objetivo analisar os efeitos de orientação nutricional (ON) e exercícios físicos (EF) em adolescentes obesos com e sem síndrome metabólica (SM), analisando composição corporal, aptidão física, perfil lipídico e resistência insulínica.
A amostra deste estudo foi constituída por 64 obesos, divididos em dois grupos: com SM (n=29) e sem SM (n=35). Cada sessão de EF foi divida em 50 minutos de ciclismo indoor, 50 minutos de caminhada e 20 minutos de alongamento, três vezes por semana.
Após 12 semanas de tratamento houve uma considerável diminuição nos fatores de risco para estes dois grupos, além disso em pacientes com SM houve diminuição de pressão arterial sistólica, aumento na sensibilidade à insulina,melhorando a aptidão física e perfil metabólico. A intervenção multidisciplinar foi efetiva para redução da SM.
Com bases nos resultados adquiridos, pode-se concluir que a pratica de exercícios físicos e tão importante para pessoas com síndromes quanto para pessoas normais, melhorando a qualidade de vida de pessoas e diminuindo o risco de se ter alguma doença. Além do mais melhora o perfil metabólico que na maioria das vezes é um padrão de ‘status’.
bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Nenhum comentário:
Postar um comentário