terça-feira, 10 de novembro de 2009

Prevalência de sintomas urinários e fatores obstétricos associados em mulheres adultas


Postado por: Camila Couto, Carla Cardoso, Débora Patrícia, Ludmila Sales e Marcela.

Em novembro de 2008 a revista brasileira de fisioterapia publicou um artigo tendo como titulo: Prevalência de sintomas urinários e fatores obstétricos associados em mulheres adultas. A incontinência urinária domima em sua maior parte nas mulheres, possui repercussões, mentais, físicas e sociais.

Neste estudo analítico universal foram investigadas 194 mulheres adultas, funcionárias de uma Universidade no Vale do Paraíba,onde responderão á questões.O principal objetivo é investigar a prevalência de sintomas urinários característicos de incontinência urinária associado aos fatores obstétricos.

Atividades sociais, familiares, profissionais e sexuais podem ficar restritas em mulheres com incontinência urinária (IU) e diminuir sua qualidade de vida, ao gerar isolamento social e estresse emocional, associado ou não à sensação de inferioridade e depressão.

Foram encontrados sintomas urinários, onde foram relacionados à história obstétrica analisados. Dentre as investigadas houve prevalência de 54,3 % de mulheres com sintomas urinários, a maior parte com 55,7%, teve incontinência urinária por esforço, 27,8% seguida por nictúria , 10,2% por enurese noturna e 16,7% por polaciúria.

Mulheres que engravidaram pelo menos uma vez tiveram 1,75 vezes mais chance de desenvolver os sintomas comparadas as nulíparas, sendo este resultado significativo para duas gestações ou mais (p=0,009).A prevalência desses sintomas foi alta e se associam a fatores obstétricos, onde se torna maior de acordo com número de partos e gestações.


bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552008000600009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário