Postado por: ( Fernanda Nataliane, Kenya Sousa, Mariane Rodrigues, Samir Bastos e Tatiane Almeida)
A osteoporose é uma doença silenciosa, já que em geral não dá sinal de sua presença. Um indivíduo pode não sentir as modificações na densidade óssea, e sem conhecimento dos fatores de risco, o primeiro sinal de alerta pode ser uma fratura no local em que já ouve perda significativa de densidade mineral óssea. O fato de pessoas não sofrerem problemas com a dor nos estágios iniciais é uma boa coisa, mas a falta de sinais de alerta significa ignorar o osso doente-saldável até que a osteoporose esteja estabelecida e as fraturas ocorram.
A osteoporose também pode ser definida como uma síndrome caracterizada pela redução da massa óssea deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade óssea e conseqüentemente ao aumento do risco de fraturas .
As dietas têm um papel importante na saúde do osso. O componente protéico do osso, o osteóide, precisa ser mineralizado para dar ao osso sua rigidez e sua força. O elemento mineral e essencial e necessário para esse processo é o cálcio. O cálcio está fortemente disponível em nossa dieta, com muitos alimentos servindo de fonte disponível.
O corpo humano contém cerca de um quilo de cálcio, quase todo em nosso esqueleto; 1% é encontrado na corrente sanguínea e outros fluidos corporais. Para manter esse nível de cálcio, devem ser incluídos na dieta alimentos ricos em cálcio, como derivados do leite, vegetais de folhas verdes, peixes com osso, cereais e frutas desidratadas, para citar apenas alguns. Algumas pessoas, porém não são capazes de obter tudo que necessitam apenas de sua dieta, utilizarão um suplemento de cálcio para elevar esse nível.
A doença pode afetar qualquer osso em qualquer parte do esqueleto, e dessa forma fraturas em outros locais são possíveis .
Esta relação de perda óssea pode ter seu processo ainda mais intensificado, quando está estrutura se encontra exposta a alguns fatores de risco como idade avançada, hereditariedade, diabetes, fumo, álcool em excesso, falta de atividade física, dieta, fatores hormonais .
A osteoporose pode ser primária ou secundária.A primária é de etiologia desconhecida e pode ser do tipo I (pós - menopausa) e do tipo II (osteoporose senil). Já secundária é associada a um processo patológico, como distúrbios endócrinos, falha na absorção de nutrientes, neoplasias ósseas malignas, uso prolongado de corticoides e insuficiência renal. .
Fonte: (www.clinicareabilitar.com.br/osteoporose.htm)
MEDIDAS PREVENTIVAS
Não resta dúvida de que, em osteoporose, o melhor tratamento é o preventivo. Os fatores a serem atendidos são basicamente os pertencentes a dois grupos: manutenção da massa óssea; correção das causas de queda ou de outros elementos predisponentes a fraturas.
O fisioterapeuta dotado de suas informações a respeito da osteoporose, pode instruir um programa de prevenção explorando de acordo com o grau de capacidade funcional de cada individuo.
Diante desses fatos podemos mostrar algumas medidas preventivas que o fisioterapeuta pode atuar como agente de prevenção:
· Orientar o paciente quanto à eliminação das causas, ou seja, realização de chek-ups periódicos a partir da quarta década de vida para verificação dos níveis hormonais.
· Campanhas educativas de incentivo à prática de atividades físicas na infância e na adolescência.
· Programas de esportes aplicados a crianças e aos adolescentes.
· Criação, desenvolvimento e manutenção de áreas públicas para prática de esportes e atividades físicas.
· Campanhas educativas de conscientização nutricional.
· Programas de exercícios isotônicos que favoreçam a descarga de forças sobre os ossos (alavancas), promovendo assim sua integridade constitucional.
· Exercícios respiratórios.
· Programas de conscientização postural Deliberato, (2002).
· Com essas medidas podemos vislumbrar uma terceira idade com adultos mais saudáveis e com uma melhor qualidade de vida.
Fonte do artigo :http://www.eduardoassaf.com.br/monografias/2007/2007danielapereiradesouzaesouza.pdf Fonte do video: http://www.youtube.com/watch?v=pDgZrX2PBIQ
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jx6yNiB7Glw
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário