quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PROJETO “CONSTRUINDO UM FUTURO SAUDÁVEL ATRAVÉS DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA DIÁRIA”



Postado por ( Ana Angélica, Ariston Rodrigues, Hugo Vitorede, Josimaria, Luana Pacheco, Renata Cássia)

O sedentarismo pode ser considerado uma epidemia mundial, pois acomete cerca de 70% da população do planeta. É associada a dois milhões de mortes ao ano no mundo, e 75% de mortes nas Américas, por isso é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o inimigo número um da saúde pública.

É fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como o diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão, a hipercolesterolemia, a obesidade, as doenças cardiovasculares, a osteoporose e alguns tipos de câncer.

Com base nestes dados, foi criado um projeto em 2005, na cidade de Lourdes, em São Paulo, denominado “Agita Lourdes”, que consiste em um programa de atividades físicas com finalidade de fortalecer as políticas públicas de saúde na cidade, com investimento na promoção de saúde e prevenção de doenças.

O programa é coordenado por duas fisioterapeutas, e houve a formação de dois grupos em períodos diferentes, abrangendo a população geral, porém, enfatizando pacientes de uma clínica da Secretaria Municipal de Saúde.

Antes de iniciarem as atividades, os participantes submeteram-se à avaliação médica, fisioterápica e anamnese, em que obteve-se informações diversas sobre os pacientes.

Eram realizados alongamentos e exercícios aeróbicos, por 40 minutos, três vezes por semana, podendo ser nos períodos da manhã, tarde ou noite.

Observou-se que o controle das DCNT’s é um processo lento e que necessita de liderança firme e constante. Os resultados foram: 47% dos pacientes com tratamento prolongado tiveram melhora do quadro álgico; houve diminuição no consumo de analgésicos e anti inflamatórios em 30% dos casos; melhor controle de doenças relacionadas à hipertensão, diabetes e dislipidemia; e relato na melhora de qualidade de vida, mais disposição para o trabalho e lazer, melhora na auto estima, perda de peso, etc.

Artigo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000500009&lang=pt, aceso em 09/11/2009, às 11h00min

Nenhum comentário:

Postar um comentário