terça-feira, 10 de novembro de 2009

EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA APLICADA A GESTANTES PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LOMBALGIA


(postado por: Anne Gabrielle, Elisa Nogueira, Gabriela Augusta, Maria Camila e Marina Martins)


A lombalgia na gestação vem sendo considerada como uma ocorrência normal e até mesmo esperada, o que tem contribuído para a falta de condutas profiláticas e curativas. O exercício aquático é tido como a atividade ideal para a gestante, pois os benefícios da atividade física em imersão possibilitam a prevenção e melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos. Em adição às várias modificações fisiológicas que ocorrem durante a imersão em água aquecida, as propriedades físicas da água oferecem muitas vantagens; dentre elas: promover o relaxamento muscular geral, reduzir a sensibilidade à dor, reduzir espasmos musculares, melhorar a eficiência cardíaca e pulmonar, melhorar a força e a elasticidade muscular e manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados.

Um dos aspectos mais tocantes dos cuidados pré e pós-natais nos anos recentes tem sido o crescimento da popularidade das aulas aquanatais: aulas de exercícios na água, desenvolvidas especificamente para mulheres grávidas ou nos primeiros meses após o parto. Essas aulas realizadas sob supervisão, adequados para cada época e circunstância gestacional, em ambientes apropriados e para gestantes motivadas, significam, sem dúvida, um grande benefício, tanto para mãe quanto para o feto.

Pode-se inferir então,que o ambiente aquático é bom e seguro para a saúde das gestantes na prática de atividade física, pois favorece uma adequada adaptação metabólica e cardiovascular para o organismo das mesmas, prevenindo alterações posturais, aliviando desconfortos músculo-esqueléticos e interferindo positivamente sobre a melhora da autoestima da mulher.


Link do artigo - http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/41/Terra%20e%20Cultura_41-14.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário