quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Saúde no Trabalho: Postura adequada é uma questão de hábito.
(Postado por : Giovanna Cristina, Paulo José, Rafaella Caroline, Raphael Prates e Silas Antônio)
Empresas conscientes adotam programas para manter a saúde dos trabalhadores
É difícil encontrar pessoas que passam horas trabalhando sentadas em frente ao computador e não reclamam de dores nas costas. Conhecida pelos especialistas como lombalgia, a dor nas costas é uma das queixas mais comuns da população e uma das mais ouvidas nos consultórios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial de adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante a vida. Segundo a fisioterapeuta do trabalho Camila Mikoda, é fundamental as empresas adaptarem os postos de trabalho de acordo com as necessidades do trabalhador. "É importante criar o hábito de manter a postura adequada conforme a função e o posto de trabalho, pois prevenir ainda é a melhor forma para evitar problemas mais sérios no futuro", afirma.
Desde 1990, o Ministério do Trabalho estabeleceu, por meio de portaria, a Norma Regulamentadora nº. 17 - Ergonomia (NR-17), visando estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho. A partir da normatização, as empresas buscaram conhecer mais de perto as tarefas desenvolvidas e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para atingirem o desempenho e a produtividade exigidos. Hoje, cuidar da saúde e segurança é uma obrigação para grande parte das empresas.
A ginástica laboral é primeira atividade na rotina de trabalho. "Sinto-me acordada e com mais ânimo para trabalhar", diz a estagiária Mariane Dummer (Essencis Soluções Ambientais). Para o analista da qualidade, segurança e meio ambiente da Essencis, Leonardo Lopes de Araújo, com a implantação da ginástica laboral "diminuíram as ocorrências de dores nos braços, melhorou a autoestima e o entrosamento dos colaboradores, além de ampliar a comunicação entre os diversos setores da empresa." A NR-17 prevê pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho. Então, que tal aproveitar a hora do cafezinho para alongar?
Prevenção no trabalho
Por meio da "blitz ergonômica" os funcionários são surpreendidos no próprio ambiente de trabalho e recebem orientações ergonômicas e posturais individuais. Já com a Quick Massage - técnica de massagem em cadeira específica -, em poucos minutos já é possível sentir benefícios, como alívio da tensão muscular, ativação da circulação do sangue, melhora da disposição, do humor e da concentração.
Os exercícios corretamente direcionados podem diminuir as tensões, proporcionar mais força e resistência, além de melhorar a flexibilidade e evitar as lesões ocasionadas pelo trabalho. "Usar esses momentos de pausa com bom senso ajuda a ampliar a saúde de forma geral", explica a fisioterapeuta.
A economista Josiane Deconto adquiriu uma hérnia de disco ao permanecer, em média, 6 horas por dia sentada em frente ao micro. "Tive uma crise de dor muito forte, andei arcada e mancando", comenta. Após o diagnóstico, o ortopedista lhe recomendou sessões de fisioterapia. "Já na primeira sessão, com algumas técnicas, ela eliminou as dores, o que me ajudou a sair das consultas melhor, com o corpo mais ereto", se anima. O conselho que Josiane passa para seus conhecidos é que, caso sintam dores, busquem orientação médica e comecem o tratamento o quanto antes.
Confira mais orientações sobre postura e ergonomia em frente ao computador
Usando o computador
1. Busque uma posição confortável na sua cadeira, com a coluna lombar bem apoiada. A melhor postura é aquela que você consegue alternar durante o dia.
2. A cadeira totalmente regulável é a melhor escolha. Ela deve ser regulada em uma altura em que seus pés se apóiem no chão ou em um apoio.
3. Mantenha os braços apoiados na altura do cotovelo. Essa ação pode diminuir e até mesmo evitar dores e tensões no pescoço e nos braços.
4. Lembre-se de manter a cabeça e o pescoço em posição reta ou com pequena inclinação. Faça um teste: o ideal é que o centro do seu olhar esteja na borda superior da tela do computador.
5.Qualquer sintoma ou dúvida, procure um médico ou fisioterapeuta de confiança.
Fonte: revistacorpore.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=_GuwSiiJYH0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário