Postado por:Fernanda Nataliane,Kenya Sousa,Mariane Rodrigues,Samir Bastos,Tatiane Almeida.
Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural.
É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
Carregar peso, sentar de maneira errada, fazer movimentos repetitivos – comuns a quem trabalha no computador, por exemplo – acabam fixando as articulações em posições inadequadas levando-as a um mau funcionamento. Um dos tratamentos mais procurados para combater estas alterações articulares é a Osteopatia – uma técnica de fisioterapia que reequilibra a biomecânica corporal colocando as articulações em bom funcionamento.
O fisioterapeuta e especialista em osteopatia, Dr.Gustavo Oliveira, esclarece que os desajustes nas articulações podem causar o desgaste com o tempo. “A osteopatia funciona como uma tríade. A primeira meta é através de uma boa anamnese baseada nas queixas do paciente e no seu histórico, a segunda é descobrir quais as disfunções através de testes manuais, a terceira é manipular diretamente ou indiretamente as articulações levando o paciente a uma maior capacidade de movimento e menos dor”, explica o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.
Segundo Dr. Gustavo Oliveira 80% dos pacientes que procuram a fisioterapia se queixam de dores na coluna; região lombar e sacral. “Geralmente são pacientes que procuram à fisioterapia tradicional para o alívio das dores. Com isso apresento os benefícios da osteopatia com uma abordagem manual diagnóstica e terapêutica do mau funcionamento dos tecidos do corpo humano.”, pontua o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.
A avaliação e o tratamento deve preferencialmente ser realizados no consultório. De acordo com Dr. Gustavo Oliveira, as pessoas com dores ou desconforto nas articulações podem ser beneficiadas pela Osteopatia “a Osteopatia tem a capacidade de atuar de forma mais rápida e efetiva que outras técnicas.
Para as pessoas que sentem dores refletidas na coluna cervical, torácica e/ou lombar a sugestão de Dr. Gustavo é a associação da Osteopatia com a Acupuntura. As técnicas são utilizadas de acordo com as necessidades que o indivíduo apresente, podendo realizar sessões alternadas, pois a compreensão do corpo como uma unidade indivisível comunga com a filosofia de tratamento da Osteopatia e da Acupuntura e se mostra muito efetiva.
Técnicas –Mobilizações , manipulações e técnicas de alongamento que vão relaxar a musculatura, assim sendo facilitando a circulação linfática, ativando a circulação sangüínea e eliminando as aderências musculares do paciente. A segunda é a estimulação neuromuscular que visa regulariza o fluxo energético orgânico, a estabilidade e a flexibilidade do corpo humano que objetiva normalizar o movimento e eliminar a dor. “Essas técnicas permitem devolver a saúde ao corpo, capacitando-o a realizar movimentos com maior amplitude que facilita a circulação sangüínea e a drenagem dos líquidos, promovendo assim um nível do maior de conforto à estrutura corporal do paciente”, finaliza o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.
O Dr. Gustavo oliveira lembra que a OMS considera a Osteopatia como prática de saúde, podendo a mesma ser usada de forma preventiva a fim de evitar a instalação de disfunções articulares.
FONTES: HTTP://http://programabemviver.blogspot.com/2009/07/bem-viver-saude-osteopatia.html
domingo, 8 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário