segunda-feira, 9 de maio de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo e Trabalho




Disciplina: Cinesiologia.
Por: Agheila Fernandes, Gisele Saraiva, Isabella Perdigão, Sara Alves.




Apesar de ser conhecida há mais de 100 anos, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma patologia que está relacionada com o trabalho, causando até mesmo incapacidade para tal.

É uma neuropatia caracterizada pela compressão do nervo mediano na região carpal por qualquer anormalidade na região do punho, causando complicações sensitivas e motoras. Cada vez mais freqüente em mulheres em uma faixa etária de 45-54 anos (STEVENS, et.al). Apresenta uma sintomatologia leve e intermitente determinada por dor, dormência e formigamento com predominância noturna; sintomas diurnos ocorrem em atividades como dirigir, segurar objetos na mesma posição ou fazer trabalhos manuais; o retorno a normalidade é alcançado rapidamente por mudança de postura ou movimentação das mãos. Pode-se notar a presença de uma sintomatologia persistente que é evidenciada pelo déficit sensitivo e perda da habilidade manual (déficit para pinçamento), dor tipo queimação, dormência mais acentuada, sensação de edema e congestão na mão; melhora muito mais lenta mesmo com mudança de postura ou movimentação das mãos; o exame neurológico revela déficit sensitivo e motor. Já em uma sintomatologia grave há a acentuada perda sensitiva com déficit funcional grave e atrofia tênar e da pele.

Um estudo concluiu que certas atividades podem facilitar o aparecimento de sintomas, como por exemplo, em atividades de grande repetição e postura forçadas do punho, podem ser atividades vocacionais (trabalho) ou recreacionais (lazer).

O tratamento para essa patologia será empregado de acordo com a etiologia, sendo medicamentoso, cirúrgico ou através de reabilitação.

Mediante aos achados, pode-se concluir que a Síndrome do Túnel do Carpo é um agravo presente no meio urbano, uma vez que essa população é exposta a intensas jornadas de trabalho e condições posturais inadequadas.


Referências: OLIVEIRA, J.T. Síndrome do Túnel do Carpo - Controvérsias a respeito de diagnóstico clínico e eletrofisiológico e a relação com o trabalho. Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.58 n.4 São Paulo Dec. 2000.

KOUYOUMDJIAN, J.A. Síndrome do túnel do Carpo: aspectos atuais. Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.57 n.2B São Paulo June 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário