sexta-feira, 13 de maio de 2011

RELIGIÃO E TABAGISMO

Disciplina: Cultura Religiosa

Por: Amanda Nayara, Bárbara Bahia, João Pedro, Mariana Aguiar, Tassiane Monteiro, Wendell Maximiano


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 90% dos fumantes tiveram o primeiro contato com o tabaco na idade escolar, entre 5 e 19 anos e acompanha o indivíduo por toda a vida; estima-se que cinco a seis milhões de pessoas morrem por ano devido ao fumo, diminuindo sua expectativa de vida em aproximadamente dez anos. A religião como um importante fator que contribui pra a formação moral e social do indivíduo correlaciona-se com esses números, uma vez que estudos demonstram que a “educação religiosa na infância” está associada a menor exposição ao uso de drogas em geral, incluindo o tabaco, na adolescência.

A prática religiosa, em sua maioria, preza o respeito ao corpo e a vida, por isso, não considera o tabagismo como um fator positivo, pois no tabaco é encontrado a nicotina principal substância que leva ao vicio, que não é bem visto por algumas religiões, além de outras substâncias que compõem o cigarro serem absurdamente prejudiciais a saúde.

Em um estudo, comparou-se a religiosidade e a exposição ao tabagismo, enfocando fatores intrínsecos – religiosidade pessoal, fé, acreditar em Deus e ser praticante de alguma religião, e fatores extrínsecos – educação religiosa na infância, afiliação religiosa e religiosidade dos pais. De maneira geral, notou-se que os dois fatores protegem o adolescente dessa exposição, porém os fatores intrínsecos tem maior força de associação. O estudo também observou que entre os evangélicos a prática do tabagismo é menos evidenciada, em contraposição, os adeptos ao espiritismo são os que mais fazem uso do mesmo e os católicos situam-se em posição intermediária. Comprovando que a convivência na área religiosa é inversamente proporcional ao uso do tabaco.

Outra associação que pode ser feita é o tabagismo e a consciência ambiental, a exemplo disso, temos a Campanha da Fraternidade de 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta”, que objetiva conscientizar a população a preservar o meio em que vivem. O tabagismo afeta negativamente o meio ambiente, a fumaça do cigarro atinge várias pessoas que não fumam, as tornando fumantes passivas, muitas florestas são devastadas para a produção do cigarro, além dos fumantes serem responsáveis por 20% dos incêndios no mundo, provocados por pontas de cigarros desprezadas de maneira inadvertida.

Portanto, a prática religiosa é essencial para a formação dos indivíduos, tornando-os menos aptos ao tabagismo, além de alertar para a prevenção do meio ambiente, que é fundamental para a qualidade de vida de todos.


Referências:

BEZERRA, Jorge et al. “Religiosidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo em adolescentes”. Rev Panam Salud Publica [online]. 2009, vol.26, n.5, pp. 440-446. ISSN 1020-4989.

Cardoso D.B, Coelho A.P.C.P, Rodrigues M, Petroianu A. “Fatores relacionados ao tabagismo e ao seu abandono”. Rev Med (São Paulo). 2010 abr.-jun.;89(2):76-82.

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12309

Um comentário: