sexta-feira, 13 de maio de 2011

As alergias respiratórias influenciadas pelo meio urbano



Disciplina: Bioquimica

Postado por: Aline Santos, Lisa Godoi, Maíra Jeber, Natália Pessoa, Priscilla Cardoso Batista


A poluição do ar ocupa um lugar de destaque dentre os problemas ambientais. Emissões de veículos automotores, de indústrias,termelétricas, partículas provenientes do fumo do cigarro, além de agentes biológicos como polens, ácaros e epitélios de animais, deixam o ar ambiente poluído e com potencial para causar problemas diversos, principalmente, à saúde humana. Os efeitos da poluição do ar têm sido observados nas doenças respiratórias, como as alergias, diminuído assim a função pulmonar e aumentando os episódios de doença respiratória.


A alergia é caracterizada pela reação inflamatória local ou sistêmica aos alérgenos. Essa resposta inflamatória celular é uma reação distinguida por reação de vasos sanguíneos, o que ocasiona o acúmulo de fluidos e leucócitos com objetivos de aniquilar, diluir e isolar os agentes lesivos. Os participantes são: parede vascular, células do vaso sanguíneo (inflamatórias), mastócitos, fibroblastos e macrófagos residentes no tecido conjuntivo, proteoglicanas, fibras colágenas e elásticas e membrana basal. As alterações inflamatórias se dão por mediadores químicos, eles originam-se no plasma de células, participam desencadeando, mantendo e amplificando os diversos processos envolvidos na resposta inflamatória. Dentre os vários mediadores químicos da inflamação, temos como principais: as prostaglandinas e histamina. As prostaglandinas são derivadas do ácido araquidônico e a histamina é uma amina vasoativa. As aminas vasoativas são especialmente importantes porque estão disponíveis em reservas pré-formadas sendo por este motivo os primeiros mediadores a serem liberados. É sintetizada nos granulócitos basófilos, nas plaquetas e, principalmente, nos mastócitos, que a liberam quando agredidos. Provoca contração das células endoteliais venulares, com conseqüente aumento da permeabilidade vascular, e vasodilatação. A sensibilização dos indivíduos alérgicos ocorre com a inalação de alérgenos, que interagem com linfócitos, culminando com a produção de anticorpos específicos . Estes anticorpos se ligam aos mastócitos, promovendo a sua degranulação. Com a liberação desses mediadores a histamina, prostaglandinas, leucotríenos e cininas, induzem à vasodilatação, aumentando a permeabilidade vascular, estimulando as terminações nervosas, que são responsáveis pelos sintomas imediatos.


Como estratégia extremamente útil no manuseio das alergias respiratórias, temos a imunoterapia, onde geralmente há a redução de sintomas, sem a necessidade de uso prolongado de medicamentos anti-histamínicos, reduzindo assim o custo total do tratamento, aumentando a qualidade de vida e melhorando o prognóstico em longo prazo. Além disso, são utilizados procedimentos da fisioterapia respiratória para o alivio e melhora dos sintomas.Sendo assim, verifica-se que é necessário adotar medidas que busquem promover a melhoria da qualidade do ar e, conseqüentemente, da saúde da população.


Referências :

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoarteinfl4.htm


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA-7MAJ/mediadores-quimicos-prostaglandina-histamina


http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio30/predicao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário