sexta-feira, 13 de maio de 2011

ALTERAÇÕES VASCULARES CAUSADAS PELO TABAGISMO




Disciplina: Neuroanatomia
Por:Amanda Nayara, Bárbara Bahia, João Pedro, Mariana Aguiar, Tassiane Monteiro e Wendell Maximiano

É sabido por todos que fumar não faz bem à saúde, os adeptos ao tabagismo estão propensos a várias doenças cardiovasculares, devido à composição do cigarro, tais como a hipertensão, angina, infarto e derrame. Além de diminuir as defesas do organismo, expondo o indivíduo fumante a doenças oportunistas, como a tuberculose, por exemplo. Por todos esses fatores, o Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde.

Estudos relatam que o tabagismo possui um alto risco de doenças cardiovasculares. Foram realizados experimentos com ratos, pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal em um período de 4 meses, cujo objetivo foi avaliar os efeitos cardíacos causados pela fumaça do cigarro. A exposição à fumaça de cigarro neste período, resultou principalmente em alterações morfológicas do ventrículo esquerdo, onde ocorre o aumento do diâmetro ventricular que resulta em remodelação cardíaca, o processo que gera a queda progressiva da função ventricular, em conseqüência do crescimento celular. Este estudo de caso experimental usou um método importante realizando avaliação antes e depois da exposição à fumaça para que possamos perceber a alteração ocorrida pelo efeito do tabaco.

Portanto, é explícito a maneira com que o cigarro é prejudicial à saúde podendo resultar em grandes complicações. Sabendo-se que também sofrem da mesma maneira ou até mais os fumantes passivos, indivíduos que inalam fumaça de fumantes.

Referências
Édson Castardeli; Sergio A. R. Paiva; Beatriz B. Matsubara; Luiz S. Matsubara; Marcos F. Minicucci; Paula S. Azevedo; Álvaro O. Campana; Leonardo A. M. Zornoff; “A exposição crônica à fumaça do cigarro resulta em remodelação cardíaca e prejuízo da função ventricular em ratos”. Disponível em:
http://danyperdendopeso.blogspot.com/2010/08/o-que-o-cigarro-faz-seu-corpo.html
http://www.msdonline.com.br/pacientes/sua_saude/doencas_do_coracao/paginas/hipertensao_fatores_de_risco.aspx#section05
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário