terça-feira, 10 de maio de 2011

As influências dos agentes teratogênicos na formação do embrião



Disciplina: Embriologia

Postado por: Aline Santos, Lisa Godoi, Maíra Jeber, Natália Pessoa, Priscilla Cardoso Batista


Em meio urbano os agentes ambientais, químicos ou físicos podem causar danos ao embrião ou feto em desenvolvimento. Existem características especiais que podem tornar esse problema mais agudo, como a alta incidência de doenças infecciosas e a carência de recursos para a saúde e para a pesquisa, a prática freqüente e sem controle de automedicação, a facilidade de obtenção de medicações que deveriam estar submetidas à prescrição médica, além de uma qualidade ambiental precária.

No Brasil, a crescente industrialização pode potencialmente acarretar riscos reprodutivos à população exposta. A dispersão de poluentes na troposfera resulta diretamente da combustão ou evaporação do carvão e derivados do petróleo, e essas partículas podem promover efeitos deletérios sobre os seres vivos. Além disso, a utilização de agentes químicos, que são comuns em grandes centros urbanos, onde temos como exemplos clássicos, o uso de drogas que causam microcefalia, deficiência mental, cardiopatia, anomalias no sistema nervoso, malformações craniofaciais e o uso de álcool que causa hipoplásica maxilar, microcefalia e retardo do crescimento. O cigarro é um tipo de droga que causa efeitos deletérios na saúde reprodutiva, por conter substancias tóxicas na sua composição. Como agente físico observa-se a radiação, que provoca lesão cromossômica, retardo do crescimento intrauterino, mental e malformações em diferentes órgãos. Os agentes infecciosos também exercem influência na formação do embrião. Um teratógeno desse tipo é o vírus da rubéola, cuja infecção, nas primeiras quatro semanas após a concepção, possui altos riscos de gerar malformações do tipo lesões cardíacas, microcefalia, retardo no crescimento.

É possível observar um percentual significativo de mal-formações congênitas quando associadas á fatores ambientais, devido a isso é importante detectar e monitorar o potencial de agentes teratogênicos, desenvolver modelos industriais e ambientais mais sustentáveis, além de programas sociais educativos para diminuir o consumo de drogas, aumentando assim a qualidade de vida da população.

Referências:

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecres3.htm

http://www.fertilidadenatural.com.br/pdf/capitulo07.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232002000100006
http://felipebatistela.wordpress.com/aula-do-dia-1111-teratogenese/

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecres3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário