terça-feira, 10 de maio de 2011

A epigenética e as influências que o meio ambiente exerce


Disciplina: Genética


Postado por: Aline Santos, Lisa Godoi, Maíra Jeber, Natália Pessoa, Priscilla Cardoso Batista


Segundo Tang e Ho (2007), a epigenética é definida como as mudanças herdáveis na expressão do gene que não alteram a sequência do DNA, mas que são herdáveis pela mitose e ao longo das gerações. Existem algumas características que distinguem a epigenética dos mecanismos da genética convencional: a reversibilidade, os efeitos de posicionamento, a habilidade de agir em distâncias não esperadas maiores do que um único gene. Os padrões epigenéticos analisam o impacto que o nosso ambiente possui na nossa codificação genética que podem causar mudanças fenotípicas e que podem ser transmitidas aos descendentes.

A ciência da epigenética apresenta mecanismos que envolvem modificações químicas do próprio DNA, ou modificações das proteínas que estão associadas a ele. Há dois mecanismos pelos quais os organismos transmitem suas informações hereditárias, que permitem estudar tanto as contribuições da natureza (genes) quanto as do aprendizado (mecanismos epigenéticos) sobre o comportamento humano. Estas modificações agem como um sinal de regulação e modificação na expressão gênica, quando relacionadas ao meio ambiente. A vida nos grandes centros urbanos impulsionam ao stress ,ao sedentarismo, a poluição industrial, acidentes radioativos e a má alimentação que é muito comum nas grandes cidades e podem causar alterações na molécula de DNA.


A epigenética se tornou um paradigma para o campo da ciência, o comparativo dos estudos com a coincidência de algumas idéias de Lamarck traz à tona grandes debates entre os estudiosos sobre a afinidade entre o indivíduo e o meio, com um diferencial de que hoje já existem mecanismos prováveis para justificar o efeito, a metilação do DNA, a modificação e a acetilação de histonas e a demetilação de DNA são processos mais evidentes do que a lei do Uso e Desuso, desta forma já se pode explicar quer o simples fato de um indivíduo residir em regiões de alta ou baixa irradiação solar pode alterar suas características, como tom de pele e até estatura podendo passar essas características para sua prole.


Conclui-se que o meio ambiente possui grande importância em nosso patrimônio genético, e através da epigenética é possível observar que os hábitos saudáveis fornecem equilíbrio às nossas células, diminuindo sua toxicidade, as doenças metabólicas e as lesões que afetam o funcionamento do DNA.


Referências:

Tang W Y, Ho S M. Epigenetic reprogramming and imprinting in origins of disease. Rev
Endocr Metab Disord. 2007;8:173-82

http://www.sjtresidencia.com.br/invivo/?p=16533

http://rubs.up.edu.br/arquivos/rubs/RUBS%20-%20N%C2%BA%203%20-%202008/Artigo%20-%20Epigen%C3%A9tica.pdf

Um comentário:

  1. Há algumas falhas conceituais, mas vocês "pegaram" o fim da meada. É isso mesmo.Ótimo Regina

    ResponderExcluir