domingo, 22 de maio de 2011

Homossexualidade, Religião e Atualidade


Disciplina: Cultura Religiosa I.
Por: Agheila Fernandes, Gisele Saraiva, Isabella Perdigão, Sara Alves.

As atitudes, as crenças, teologias e éticas a respeito da sexualidade humana, em geral, e a heterossexualidade e a homossexualidade, especificamente, influenciam profundamente a ação pastoral, o aconselhamento pastoral e a vida cotidiana de todas as comunidades religiosas no meio urbano em que vive.

A Igreja Católica defende a respeito da homossexualidade com base em análise dos documentos oficiais da Igreja. Homossexualidade e religião têm como ponto de partida a perspectiva Protestante. Discute-se a suposição de que a maior tolerância em relação ao sexo antes do casamento, sexo adolescente, sexo extraconjugal e entre pessoas do mesmo sexo seriam indicadores de dimensão única, que poderia explicar um conjunto de atitudes sexuais, como maior ou menor permissividade de indivíduos ou nações. No entanto, a análise de diferenças entre países industrializados revela que nações mais permissivas em relação ao sexo pré-marital não são permissivas em relação ao sexo extraconjugal. Vários estudos têm indicado que a religião, a família e, de maneira geral, os grupos aos quais as pessoas pertencem, afetam fortemente suas atitudes e sustentam um conjunto de diferentes normas em relação à sexualidade.

Afinal, a dificuldade de estabelecer uma dimensão única que explique a regulação da vida sexual ("liberal" vs "conservador"). Sugere-se que a normatividade relativa à atividade sexual deva ser compreendidas à luz da cultura e organização social da sexualidade ao nível local, auscultadas pelos programas de DST/Aids.

Então, pode-se dizer que a religião exprime valores acerca da sexualidade em paralelo com a saúde pública e urbana, tendo em vista que sexualidade não se diz respeito apenas ao ato sexual propriamente dito, mas também uma energia que encontra sua experiência física, psicológica e social no desejo de contato, ternura e, às vezes, amor (OMS). Ou seja, ela é expressa não somente no âmbito sexual, mas em toda relação interpessoal.


Referências: Opiniões e atitudes em relação à sexualidade: pesquisa no âmbito nacional, Brasil 2005. Rev. Saúde Pública vol.42 suppl.1 São Paulo June 2008

Links de interesse: Série Sagrado - Rede Globo. Candomblé.

Série Sagrado - Rede Globo. Judaismo.

Série Sagrado - Rede Globo. Islamismo.

Série Sagrado - Rede Globo. Budismo.

Série Sagrado - Rede Globo. Protestantismo.

Série Sagrado - Rede Globo. Catolicismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário