sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fasceíte Plantar


Disciplina : Cinesiologia
Por:
Alexandre Guedes, Bruno Gonçavel,Eriane Damasia, Danielle Cássia, Guilherme, Karine Carlos, Marina Carvalho,
Quando acodar e der os primeiros passos de manhã é sentir uma dor severa no calcanhar, poderão ser sintomas de fasceíte plantar.
O que é fasceíte plantar?
É uma lesão de esforço que afeta a superfície da sola ou do flexor (plantar) do pé. A fasceíte plantar significa inflamação da faixa resistente, fibrosa do tecido (fascia) que liga o osso do calcanhar à base dos dedos do pé.
As probabilidades de sofrer esta lesão aumentam se for mulher, se sofrer de excesso de peso ou se trabalhar num sitio com superfícies duras ou que requeira caminhar muito. Também pertence ao grupo de risco quem corre ou caminhe como forma de exercício As pessoas com pés planos (popular pé chato) ou cavos também são mais suscetíveis de desenvolver fasceíte plantar. A lesão começa com uma dor suave e gradual no osso do calcanhar descrita freqüentemente como a uma "picada de agulha". É mais provável que a sinta após (não durante) o exercício. Se não tratar a fasceíte plantar, pode transformar-se numa lesão crônica. Não se pode poder prosseguir a atividade (d)esportiva, sob pena de também desenvolver lesões no pé, joelho, ancas e problemas de coluna por causa da fasceíte plantar porque esta normalmente provoca uma má postura.
O esporão do calcâneo faz parte do quadro de Fasceíte Plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fascia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente à fascia. Apenas 50% das pessoas com fasceíte tem esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão, assim, via de regra, não há indicação de ressecção cirúrgica do esporão.
Observação:Nem toda a dor no calcâneo é Fasceíte Plantar, portanto, principalmente os pacientes que não apresentam benefícios com o tratamento, devem ser avaliados para outras causas em potencial como, por exemplo, túnel tarsal, tendinite insercional do Aquiles e atrofia da gordura plantar do calcâneo.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.
http://www.calcadodesportivo.com/footpain/dornospes/fasceite_plantar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário