sexta-feira, 13 de maio de 2011

Influências da rotina urbana no movimento fisiológico das articulações tendo como foco a LER ou DORT na Síndrome do túnel do carpo



Disciplina: Cinesiologia

Postado por: Aline Santos, Lisa Godoi, Maíra Jeber, Natália Pessoa, Priscilla Cardoso Batista


É sabido que a vida no meio urbano, o trabalho e a rotina exigem cada vez mais atenção quanto à forma correta de se realizar movimentos para que não ocorra comprometimento do corpo como um todo. Uma das principais preocupações do fisioterapeuta atual é de como garantir a integridade física e a qualidade de vida no trabalho, por isso, empresas e multinacionais hoje investem em terapias para seus funcionários com o intuito da promoção e prevenção da saúde do trabalhador.

Uma das disfunções mais comuns ligadas ao trabalho é a LER a (lesão por esforço repetitivo) ou DORT (disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho). As principais LERs ou DORTs são as que envolvem as articulações dos membros superiores. Punho, cotovelo, ombro e tronco são focos para ocorrência de distúrbios devido à má execução de um exercício laboral, o que prejudica a qualidade funcional de um movimento e conseqüentemente o ritmo de trabalho.

Pesquisas revelam que a Síndrome do túnel do carpo, é uma LER freqüente entre indivíduos que realizam trabalhos manuais, a disfunção que consiste na compressão do nervo mediano localizado no túnel do carpo, é prevalência entre mulheres de 35 a 54 que exercem funções que exigem o funcionamento contínuo da região do membro superior logo abaixo do palmar longo, delimitado por quatro proeminências ósseas: Proximalmente pelo Pisiforme e Tubérculo do Escafoide e distalmente pelo Hâmulo do Hamato e pelo tubérculo do Trapézio. Este túnel conduz os tendões flexores dos dedos desde o antebraço até a mão e o nervo Mediano. Indivíduos acometidos por essa DORT desenvolvem o quadro de sintomas apresentando formigamento e dormência que no principio é local, mas que progressivamente pode atingir até o ombro, e impossibilitar o indivíduo de trabalhar em sua função. O tratamento é lento tanto para métodos cirúrgicos quanto para terapêuticos, por isso, a prevenção é mais viável e eficaz.

Em algumas empresas já existem órgãos internos que desenvolvem a promoção de prevenção desses distúrbios, e que contam com profissionais de saúde preparados, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que elaboram exercícios de alongamentos e utilizam métodos cinesiológicos para fazer correção da postura, aplicando formas corretas de se realizar um movimento em função do que o indivíduo trabalha ,garantindo assim, melhores condições laborais.

Links interessantes

http://www.areaseg.com/ler/index.html
http://www.bancodesaude.com.br/ler-dort/ler-dort

Referências

OLIVEIRA, José Teotônio, Síndrome do túnel do carpo controvérsias a respeito de diagnóstico clínico e eletrofisiológico e a relação com o trabalho, Arquivo Neuropsiquiatria 2000; 58(4): 1142-1148.

Um comentário: