sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fazenda da Esperança: a religião como reabilitadora de dependentes químicos para a sociedade




Disciplina: Cultura Religiosa I

Postado por: Aline Alves, Emanuele Maciel, Janaína Maria, Josiane Barbosa, Keila Cristina, Sara Gladys, Thamara Cristina.

O abuso e dependência das drogas é um problema de saúde pública que afeta toda a sociedade e tem uma grande variedade de conseqüências sociais e na saúde urbana como a criminalidade e violência, aumento da contaminação por HIV, acidentes automobilísticos, exclusão social e outros fatores associados às drogas. Devido à dificuldade do Estado em monitorar esse tipo de questão social e a relutância da sociedade em tratar da dependência química como um problema de cunho social existem instituições não governamentais que são de suma importância para a recuperação dessas pessoas.

A Fazenda da Esperança é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos criada a partir de uma associação de fiéis católicos com base no carisma da pobreza dos franciscanos e o carisma da unidade do Movimento dos Focolares que mantém a Fazenda atuante no Brasil e no mundo. Ela acolhe pessoas entre 15 e 45 anos que desejam se libertar das drogas e do álcool proporcionando um novo estilo de vida a elas dando moradia, alimentação, apoio aos seus familiares entre outras necessidades. O método terapêutico recupera os jovens em normalmente 12 meses sem o auxílio de medicamentos buscando trazer aos dependentes que não possuem, em sua grande maioria laços afetivos, uma nova realidade através da organização em grupos com o objetivo de vencer barreiras, baseando em experiências, convivência espelhada no relacionamento de família, reciprocidade, redescoberta do valor do ser humano, retomada da dignidade, através de trabalhos e práticas espirituais.

O dependente químico precisa desejar e manifestar a vontade de ter uma vida livre das drogas e do álcool, escrevendo uma carta, de próprio punho, explicando os motivos que o levaram a solicitar ajuda, pois, são acolhidas somente pessoas que querem auxílio. Os recuperandos moram em casas na fazenda com um responsável, geralmente algum voluntário que já passou pelo tratamento, o que fortalece o convívio em grupo, o exercício laboral (sendo que eles são sustentados pelo seu próprio trabalho) e a prática espiritual. A prática de ensinamentos do evangelho é de grande valor para os jovens porque ela facilita a recuperação da dependência, diminui os riscos de recaídas, promove a fé e a convivência com Deus amenizando o peso da luta solitária contra as drogas além de proporcionar um afastamento natural das atitudes contrárias a moral religiosa.

Fonte: http://www.pucsp.br/icim/ingles/downloads/papers/TL%20005_REDESSOCIAIS_FAZENDA.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n2/6163.pdf

Links de Interesse:

Vídeo "O que é a Fazenda da Esperança": http://www.youtube.com/watch?v=w9IiS9jzUEA

http://www.fazenda.org.br/

http://www.focolare.org/pt/movimento-dei-focolari/movimenti/



Nenhum comentário:

Postar um comentário