sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os efeitos neuropsíquicos, sociais e físicos das drogas

Disciplina: Neuroanatomia

Postado por: Aline Alves; Emanuele Maciel; Janaína Maria; Josiane Barbosa; Keila Cristina; Sara Gladys; Thamara Cristina.


Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. Um fator muito presente dessa violência são as drogas que é um problema comum e crescente em todo o mundo mas que ao mesmo tempo pouco se conhece sobre os mecanismos neuronais envolvidos.

Circuitos neuronais do sistema límbico e mesocortical e neurotransmissores como dopamina e serotonina, parecem apresentar um papel importante no abuso de drogas. A nicotina provavelmente a droga que cria mais dependência e abuso, aumenta o nível de dopamina na via mesocorticolímbica que se projeta da área tegmentar ventral do mesencéfalo (ATV) para o núcleo accumbens (Nacc) e o córtex pré-frontal (CPF). A estimulação do Nacc a partir da ativação da via mesolímbica é responsável pela sensação do prazer obtida com o uso da droga, sendo assim, esta via de neurotransmissão é conhecida como via do reforço ou da gratificação. O córtex pré - frontal está envolvido nos processos de tomada de decisões, podendo influenciar no escalonamento do consumo de drogas. O aumento de transmissão dopaminérgicas no Nacc é responsável pelo efeito reforçador da cocaína e de outras drogas. Desse modo, com o aumento de dopamina na fenda sináptica aumenta a atividade sobre os neurônios adjacentes, produzindo um estado de extrema euforia, alucinação, o usuário vê o mundo mais brilhante, com mais intensidade ,drogas estimulantes. Já as depressoras afetam o cérebro fazendo com que funcione de forma mais lenta diminuindo a atenção, a capacidade intelectual e a tensão emocional (tranquilizantes...).

Referindo-se a parte física do usuário que passa a ser vista como compulsão existem alguns sintomas que são: sudorese ( suor aumentado), cefaléia ( dor de cabeça), dores musculares, câimbras, tremores, fadiga, oscilação da pressão arterial (alta ou baixa), taquicardia (coração acelerado), febre,náuseas e vômitos, diarréia ou intestino preso e falta de apetite.

Enfim, a droga é mesmo uma droga, e infelizmente está ploriferando-se na sociedade sendo por influências ou não demonstrando que o usuário não adimite sua falta de moral ética e social, levando a essa violência que destrói lares, famílias e a vida não só do dependente, mas também das pessoas que os cercam, é muito fácil de se envolver mas praticamente impossível de se salvar.


Fontes:

http://hcnet.usp.br/ipq/revista/vol29/n3/130.html;

http://www.abpbrasil.org.br/medicos/departamentos/coordenadores/coordenador/noticias/?not=134&dep=62

Nenhum comentário:

Postar um comentário