segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lombalgia


Disciplina: Cinesiologia
Postador por: Glauciane Rezende
Nos dias de hoje a dor nas costas, chamada tecnicamente de lombalgia, é uma das queixas mais comuns da população, e uma das mais ouvidas em consultórios: a Organização Mundial de saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas (lombalgia aguda) durante sua vida, e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio. As crises de dor nas costas são a causa mais comum de faltas ao trabalho nos países desenvolvidos, provocando, além do problema médico, também um problema econômico.
Diversos fatores têm contribuído para o desencadeamento e a cronificação das síndromes dolorosas lombares, particularmente os fatores psicossociais, a insatisfação com o trabalho, o sedentarismo, a obesidade, o hábito de fumar, a realização de trabalhos pesados, entre outros.
A lombalgia pode ainda evoluir causando uma compressão dos nervos e posteriormente ser associada á síndrome miofacial ou fibromialgia. Portanto, lembre-se que: a atividade física sempre é benéfica, mas é importante ter cuidado com as lesões decorrentes do exercício; sempre focalize parte de seu exercício nos grupos musculares que suportam a coluna, evitando colocá-la sob stress excessivo; por fim, conseguir um bom condicionamento aeróbico é necessário, mas sempre levando em conta, suas condições.

Lins para os artigos:
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n5/v56n5a22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbort/v43n3/a07v43n3.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v7n4/v7n4a04.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário