domingo, 15 de maio de 2011

Saúde urbana: uma relação com os acidentes de motociclistas


Disciplina: Neuroanatomia
Postado por: Glauciane Rezende

A população esta cada vez mais concentrada em zonas urbanas, pois segundo Proietti e Caiaffa(2005), a taxa de urbanização vem crescendo nas útimas décadas. Um exemplo é que 75,6% da população morava em áreas urbanas no ano de 1991, em contrapartida, no ano de 2000 essa taxa aumentou para 81,6%. Esse fato se relaciona diretamente com a qualidade de vida das pessoas, sobretudo com a sáude urbana na qual é influenciada por muitos fatores, como por exemplo, o indice de violência e de acidentes ocorridos.

Para ilustrar, Santos et al. (2008) realizaram estudo na cidade de Terezina (Piauí) a respeito das consequências dos acidentes de trânsito, mas destacaram os que envolveram´motociclistas, uma vez que o número de motos utilizadas como transporte e/ou trabalho também está aumentado. então, nessa discussão os autores enfatizaram a relação: presença do equipamento de segurança (capacete) e às complicações ocorridas pelo traumatismo craniano. Desse modo, entre os que não utilizavam o equipamento obteve-se maior número de óbitos e de lesões encefálicas (traumatismo cranioencefálico) nas quais causaram sequelas temporarias ou permanentes, mas não houve diferença significativa na relação de procedimentos cirúrgicos entre os que não usavam ou que usavam o capacete. Destacam ainda, que o número de vítimas com traumatismo cranioencefálico que faleceram foi de 85,71%.

Deste modo, a prevenção de acidentes é um meio relevante para auxiliar a promoção de saúde urbana, pois é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade nos centros urbanos. Aém de que as sequelas deixadas (principalmente as neurológicas) - em muitos casos - afetam não só a rotina da vítima, mas de todas as pessoas de convivência proxima e, portanto, influencia na saúde das mesmas, uma vez que o estado psicológico é um dos determinantes de saúde.


Link para os artigos:
http://www.scielosp.org/pdf/csp/v24n8/21.pdf
http://www.scielosp.org/pdf/csp/v21n3/29.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário