sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONSEQUÊNCIAS DO TABAGISMO NO DISCO INTERVERTEBRAL

Disciplina: Cinesiologia

Por: Amanda Nayara, Bárbara Bahia, João Pedro, Mariana Aguiar, Tassiane Monteiro, Wendell Maximiano



A Medicina tem motivo suficiente para eleger o cigarro como inimigo número um da Saúde. Antes de se tornar fatal, os fumantes podem sofrer uma série de problemas. Embora pouco explorado, há uma associação entre tabagismo e hérnia de disco.

O tabagismo não afeta somente a expectativa de vida, mas também a qualidade, especialmente nos anos posteriores ao inicio do vicio. O ato de fumar introduz e libera substancias tóxicas que causam danos ao revestimento interior dos vasos sanguíneos, contribuindo também para o aumento de dores associadas ao disco intervertebral, afetando o bom funcionamento da coluna vertebral. Segundo os médicos, a dor nas costas costuma tornar-se crônica mais freqüentemente entre os fumantes. A teoria é a de que os discos situados entre as vértebras e que funcionam como amortecedores para os impactos são irrigados por vasos capilares, que por sua vez, são afetados pelo tabaco, que interfere na circulação do sangue nessa região.

Portanto, é importante saber que as pessoas que fumam têm muito mais dores nas costas, pois, tem perda de irrigação tendo a degeneração mais rápida do disco intervertebral. Essa situação pode ser controlada através do abandono do fumo e também de hábitos de vida mais saudáveis como boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, entre outros.

Refêrencias:

MICHELON, S.M.S. , ROTHERNBUHLER, R. “Tabagismo e seus efeitos no sistema osteo muscular”. Disponível em:

Nívea Dulce Tedeschi Conforti Froes; Francine Teresa Brioni Nunes; Wilson Fábio Negrelli. “Influência genética na degeneração do disco intervertebral”. Disponível em:

http://www.ncpainmanagement.com/Smoking&Pain.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário