quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Câncer de Mama

Disciplina: Genética
Por: Bonarotte Montellano, Carolina Araújo, Jéssica Gonçalves, Juliana Herculana, Nágila Aparecida, Nayara de Avelar, Nayara Rafaela, Roberta Gonçalves.


Atualmente o câncer de mama apresenta uma significante relevância dentro da sociedade. Um dos fatores que causam a doença, leva-se em conta a história familiar, a idade e outros fatores metabólicos e hormonais. Uma descoberta recente mostrou que existem genes com tendências para contrair tal neoplasia, que são denominados BRCA.

O câncer é o resultado de determinadas alterações genéticas que promovem a divisão ou a inibição da morte celular. No caso do câncer de mama, estes genes, BRCA, comportam-se como supressores tumorais, denominados “zeladores do genoma”.

Quando um gene “zelador” encontra-se inativado, ele não induz a iniciação direta do tumor, mas proporciona uma instabilidade genética que leva ao acúmulo de mutações em outros genes.

Uma proteína denominada p53, é sintetizada através do gene TP53 que é encontrado no cromossomo 17. essa proteína é conhecida como um fator de reprodução envolvido na morte celular programada e na interrupção do ciclo celular.

Segundo Moynahan, a deficiência da proteína p53 é altamente cooperativa com os genes BRCA na promoção da tumorigênese, origem do tumor, o que auxilia no desenvolvimento deste tipo de neoplasia.


Link de referência:



Links de interesse:

Um comentário:

  1. Alunos queridos. O texto está ok, porém gostaria de solicitar a vocês cuidados com as fontes consultadas. Termos como "zelador" podem ser usados como divulgação para melhor entendimento da função dos genes supressores, mas não deve ser usado em texto de caráter mais científico.Como isto daqui é um treino, cabe a observação certo? Além disso uma pequena ilustração no mecanismo de ação do p53 e do BRCA ajudaria muito a entender melhor.Prof Regina

    ResponderExcluir