sexta-feira, 13 de maio de 2011



Disciplina: Embriologia
Por: Alexandre Guedes,Eriane Damasia, Danielle Cássia,Karina Carlos, Lívia Àlvares, Guilherme, Marina Carvalho
toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro principal os felinos, dentre eles, os gatos. Esse parasita se fixa na mucosa da parede intestinal e libera cistos com inúmeros toxoplasmas, que são eliminados junto com as fezes do animal. Como os cistos sobrevivem por longos períodos na terra, podem acabar contaminando frutas, verduras e também outros animais. Sendo assim, este parasita pode ser encontrado também em ovos mal cozidos e carnes mal passadas.
A toxoplasmose é uma doença inofensiva para a grande maioria das pessoas, já que não causa nenhum sintoma em 90% das vezes. Nos 10% restantes, a doença apresenta sintomas parecidos aos de uma gripe, como febre, coriza e dores nas articulações. O sinal mais importante é a presença de gânglios occiptais, popularmente conhecidos como "ínguas", atrás das orelhas, que podem ocorrer eventualmente e permanecer por semanas ou meses.
No entanto, o contágio da toxoplasmose durante a gravidez pode ser muito perigoso, não para mãe, mas para o seu bebê, pois os cistos podem passar pela placenta e atingir o feto. "Esta infecção é de enorme gravidade para os fetos, podendo causar malformações graves como: catarata congênita, retardo de crescimento, hepatoesplenomegalia, edema generalizado e hidrocefalia, que muitas vezes gera retardo mental grave ou morte da criança
http://mccorreia.com/enfermidades/toxoplasmose.htm
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Toxoplasma_gondii.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário