sexta-feira, 13 de maio de 2011

ALTERAÇÕES FETAIS E TABAGISMO


Disciplina: Embriologia
Por:Amanda Nayara, Bárbara Bahia, João Pedro, Mariana Aguiar, Tassiane Monteiro e Wendell Maximiano

O tabagismo tem sido considerado e comprovado como um grande fator de risco para problemas durante a gravidez. Porém esse risco não acomete somente a gestante fumante, mas também aquelas que vivem em ambiente poluído pela fumaça do cigarro e absorve suas substâncias tóxicas, comprometendo o embrião no meio intra-uterino.

O fumo durante a gravidez esta relacionado com vários problemas, tais como: o baixo peso fetal, a gravidez tubária e o deslocamento prematuro da placenta, os quais aumentam o risco da mortalidade fetal. Também pode contribuir para a síndrome da morte súbita do bebê, além de causar alterações no desenvolvimento do sistema nervoso que são causados pela nicotina e o monóxido de carbono. Por exemplo, um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular, além de provocar danos ao desenvolvimento dos órgãos e interferir o sistema imunológico, predispondo a criança a doenças infecciosas depois do parto.

Então, é necessário saber que o tabaco não atinge apenas a gestante, mas também o embrião/feto, o qual se torna um verdadeiro fumante ativo. Assim, podemos concluir que a prevenção do fumo na gravidez pode contribuir para uma redução na mortalidade fetal. Essa prevenção deve ser feita por profissionais da saúde, consentidos pelas gestantes, sendo realizada através de campanhas, de sensibilização a mudança de hábitos de vida, e principalmente pelo abandono tabágico durante o período gestacional.

Referências
NASCIMENTO, P.C; “Fumo na gravidez afeta produção de hormônio
em recém-nascidos prematuros, conclui estudo”. Disponível em:

http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1687387-tabagismo-fumo-na-gravidez/#ixzz1LxD68ArC

ALEIXO NETO, A.; “Efeitos do fumo na gravidez”. Revista Saúde Pública; São Paulo, 24:420-4, 1990.

PINTO, G.R; BOTELHO, C; “Influencia do tabagismo no Sistema Vascular Materno-fetal: Estudo com Dopplervelocimetria”. Disponível em:







Nenhum comentário:

Postar um comentário